sexta-feira, 24 de abril de 2020

Jose Sarney, o homem e a palavra

Todos os anos, em abril, São Pedro abre as torneiras do céu e desabam sobre o Maranhão torrentes de água, o que consolida o ditado: abril chuvas mil.  
O mês de abril, em Pinheiro, é mês de festa. Desde há muito, a data de 24 de abril é feriado municipal. O comércio fecha (o português Albino Paiva diria que simplesmente não abre...), nas escolas os alunos comemoram a data e inúmeras solenidades acontecem para homenagear o nascimento de seu filho mais ilustre, José Sarney. 
Das águas mansas dos verdes campos da baixada maranhense onde nasceu o menino José, no longínquo 1930, até chegar aos noventa anos de vida intensa, José Sarney construiu seu caminho fazendo da palavra a sua principal ferramenta de trabalho.
Forjou sua vocação pela política exercitando os dotes de tribuno nos debates estudantis do Liceu Maranhense, aperfeiçoada ao longo da carreira graças ao carisma que faz parte da personalidade dos grandes líderes, alcançando o patamar de destaque único no Cenário Nacional. 
Por conta de sua capacidade de ouvir e de se fazer ouvir, destacou-se desde cedo nos palcos da política brasileira e construiu uma vida de sucesso e força política, tornando-se deputado federal, governador de seu Estado, senador da República pelo Maranhão e pelo estado do Amapá, chegando a ocupar por quatro vezes a presidência do Congresso Nacional e a tomar assento na cadeira maior do executivo brasileiro, tornando-se presidente da república e exercendo um mandato de cinco anos após um longo período de exceção.
Nenhum político brasileiro reuniu em torno de si, por tanto tempo, tamanha parcela de poder. Pela porta de sua casa já passaram as cabeças mais coroadas da República para discutir os grandes problemas que afligem a Nação, para buscar soluções para as diversas crises políticas ou no intuito de trocar informações e receber os seus prudentes conselhos.
Foi graças à habilidade de manusear as palavras que José Sarney se tornou um renomado escritor, com 121 títulos publicados, muitos deles em diversos idiomas. O reconhecimento de suas obras se reflete nos assentos que ele ocupa em diversas Academias de Letras do país, destacando-se a Academia Brasileira de Letras. Recebeu ao longo de sua vida dezenas de condecorações, dentre elas a Gran Cruz da legião de Honra (França) e títulos de Doutor Honoris Causa de inúmeras Universidades, merecendo destaque especial as de Coimbra, Pequim e Moscou.
Tratando-se de um personagem marcante na vida pública deste País e com a vasta obra literária produzida, é natural que ao cabo destas nove décadas muito já tenha sido escrito sobre ele. Jornalistas, analistas políticos, sociólogos, grandes escritores e inúmeros presidentes de vários países já dedicaram palavras e afetos a esse grande brasileiro.  


Recebi, por parte da Academia Maranhense de Letras, através de seu presidente Benedito Buzar, uma honrosa missão: fazer parte de uma comissão responsável pela elaboração de uma série de eventos destinados à celebração da data natalícia de José Sarney.
A Pandemia do Corona chegou e tomou conta da pauta dos Jornais, das TVs e principalmente da mídia digital. Os eventos serão prorrogados e temos comentado, entre nós, que se não der para realizá-los durante este ano, certamente faremos uma enorme festa para a comemoração do centenário dele. Vivo e com saúde, biensûr, como dizem os franceses!
No entanto, um dos itens da programação está sendo tocado a pleno vapor. Estamos finalizando (com a colaboração deJoaquim Haickel, Felix Almeida e Sebastião Moreira) a seleção e organização dos textos que irão compor o livro sobre o homem, o político e sua obra. Ao lado de artigos já escritos sobre ele, o livro está enriquecido por recentes depoimentos de lideranças políticas, críticos literários, confrades, amigos e contemporâneos que decidiram, cada um a seu modo e a seu estilo, manifestar através das palavras, a sua visão sobre esse personagem múltiplo e único que é José Sarney. 
E, no dia 24 de abril, mesmo estando todos nós – e ele também – confinados em nossas casas, separados fisicamente, mas unidos pelos laços de amizade e respeito, iremos lançar mão do auxílio da tecnologia para lhe dar um fraterno abraço virtual, desejando-lhe muita saúde e paz. 
Vida longa, presidente! 




José Jorge Leite Soares
Ex-Deputado Estadual, 
Membro da Academia Pinheirense de Letras e 
do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário