quarta-feira, 25 de junho de 2014

TCU divulga lista de “condenados”. Genésio e Graça, aparecem na lista

O Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, entregou, nesta terça-feira (24), lista de responsáveis com contas julgadas irregulares ao Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro José Antônio Dias Toffoli. Integram a lista mais de 6.500 responsáveis.


O ex-prefeito de Pinheiro, Zé Genésio, está na lista dos gestores ficha suja divulgada ontem pelo Tribunal de Contas da União.

Junto com ele, a mulher e ex-secretária de Saúde, Graça Soares, que responde solidariamente por atos de improbidade e desvios de recursos do SUS praticados na gestão do ex-prefeito. Zé Genésio aparece na lista três vezes.

Condenados por corrupção, esses gestores que estão na lista são considerados inelegíveis no plano político, pois é com base nela que o TRE os declara impedidos de participar de qualquer pleito eleitoral.

Mas no plano moral, eles  integram o seleto rol de corruptos, figuras que a Nação – e o Maranhão – desejam ver bem longe da política.

Pai do suplente de deputado Luciano Genésio, que também responde por atos irregulares e desvios praticados em conluio com a mãe, Graça Soares, durante a gestão como vice-prefeito de Pinheiro, Zé Genésio é freguês da lista dos 'fichas sujas' do TCU desde que teve o mandato cassado como prefeito de Pinheiro. Como se pode ver, corrupção, é um traço presente no DNA da família Mendes Soares, que vem sendo passado de geração a geração.
Para quem tem curiosidade de conhecer os nomes integrantes da lista, ela está disponível no site do TCU.

Os nomes dos gestores maranhenses aparecem a partir da página 128. Na página 146 podem ser encontrados os detalhes da condenação do ex-prefeito Zé Genésio.
 Detalhes do caso Zé Genésio

Zé Genésio teve contas julgadas irregulares pelo TCU, objeto do processo 006.241/2008-7. O processo resulta de Tomada de Contas Especial, tendo como interessados, além de Genésio, a mulher, Graça Silva Soares, arrolada como corresponsável.

No processo estão comprovadas irregularidades na aplicação de recursos do SUS, que incluem despesas vetadas, documentação falsa e desvio de recursos.

O processo teve como relator no TCU o ministro Augusto Sherman Cavalcanti. Em seu voto, o ministro Cavalcanti julga irregulares as contas, condenando Zé Genésio e Graça Silva Soares, então Secretária Municipal de Saúde, ao pagamento de multas e à devolução, aos cofres do Fundo Nacional de Saúde – FNS, dos recursos desviados,

 Os recursos, que totalizam quase R$ 42 mil, devem ser atualizados monetariamente e acrescidos dos juros, aplicados desde 1998 até a data do pagamento.

Não só o ex-prefeito fez misérias com o erário público, a pratica já é corriqueira quando se trata de recursos manuseados pelos Genésios. Graça Mendes, esposa de Zé Genésio e mãe de Luciano Genésio, responde na justiça sobre acusação da prática dos crimes de peculato, formação de quadrilha e emprego irregular de verbas ou rendas públicas, num desvio de mais de Duzentos Mil Reais de verbas destinadas a construção de UPAS em Pinheiro. 

Quando a mãe do suplente de deputado, defensor da mudança, estava à frente da secretaria de saúde do município, a esposa de Luciano Dra. Thaíza Hortegal e o sogro Dr. Talvane Hortegal recebiam mais de 120 mil reais em salario como médicos no Hospital Antenor Abreu em Pinheiro .

Graça aparece ainda no relatório da auditoria na saúde de Pinheiro, por não ter pago os salários de médicos das equipes PSF de Pinheiro, no mês de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário