segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lourival Gomes: 92 anos de retidão, alegria e um legado de criatividade

No último dia 09 de junho pinheiro perdeu uma das suas figuras mais expressivas da atualidade. Aos 92 anos, ele se foi contra a sua vontade, pois a pesar de doente, dizia que gostaria de acompanhar a Copa e poder festejar em outubro dia 24 mais um aniversario, daqueles de encher o salão do Bispo e se ver um espetáculo de alegria. Seu Lola, queria ver a casa cheia e os amigos, ele considerava a todos que o tratavam bem, como amigos, e fazia questão de vê-los ao seu redor na suas festa e até se zangava quando o convite não era aceito. A sua zanga, era uma das suas marcas, por não aceitar covardia e injustiças, se revoltava muito facilmente e por isso andava geralmente armado, com um pãozinho, tipo uma baqueta, e as vezes com um canivete ou um estileto no bolso, não era violento, era somente pra se proteger .
Alem da saudade da sua alegria, vista diariamente pelas ruas da cidade, com sua camisas espalhafatosas e muito coloridas, que chamava a atenção pela sua magreza, pelo cabelo muito branco e pelas camisas super coloridas. Seu Lola deixa aos pinheirenses um legado, que o deixava feliz, quando jovens e alunos de escolas publicas ou particulares ou equipes de reportagem o procuravam para conhecer e divulgar os seus feitos artísticos. A preocupação de alguns é o que se poderia fazer para aproveitar esse acervo. Com as autoridades que temos, com certeza se acabará. Uma sala na casa de Cultura José Sarney poderia salvar e garantir aos visitantes de escolas e de turistas, pelo menos alguma coisa que mostre alguma coisa de Pinheiro.  Apenas uma ideia para salvar!
Lourival Gomes funcionário Federal da hoje Funasa ou como auxiliar – um dos melhores profissionais da área de laboratórios do Maranhão ou do Nordeste - do professor Fiquene nos laboratórios da UFMA ou particulares da capital,  tinha orgulho de dizer que ajudou a formar quase todos os grandes profissionais da medicina ou da farmácia do Maranhão, teriam passado pelas suas mãos. Os agradecimentos mais recentes foram do hoje Reitor Natalino Salgado, que alem de ter sido seu aluno, seu Lourival o teria ajudado a conseguir o seu primeiro trabalho. Eles não esquecem e reconhecem. No recente encontro em Pinheiro, Natalino falou do seu amigo Lourival Gomes.
Membro e fundador da Academia Pinheirense de letras Artes e Ciências, Lourival ocupava a cadeira de numero 30 e era um membro efetivo e fervoroso defensor das ações da Academia em Pinheiro. O seu copo foi velado na casa de ideias e recebeu homenagens dos seus confrades. Sru Lola deixa um filho, dois netos e um espaço que com certeza será difícil de ser ocupado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário