segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pinheiro recebe projeto “Lendo o Verde, lendo o mundo”



O projeto “Lendo o Verde, lendo o mundo”, que trabalha a leitura como fonte de inspiração, realizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Sema, Sociedade de Amigos da Biblioteca Pública e prefeitura de Pinheiro através da Secretaria de Educação, chegou a  Pinheiro trazendo ações de desenvolvimento e potencialização da leitura para a população. 
Uma iniciativa do deputado estadual Victor Mendes  quando no exercício como Secretário  de Estado do Meio Ambiente, está sendo realizada em Pinheiro e  outros municípios maranhenses, como Axixá e Alcântara. Durante o evento, o público leitor poderá contar com o Carro-Biblioteca, com acervo de mais de 100 títulos, incluindo literatura regional, nacional e mundial, sucessos de grande público, direcionados para crianças, jovens e adultos.
Segundo o deputado Victor Mendes, “este evento trouxe a possibilidade aos alunos de conhecerem mais sobre a literatura nacional e regional e, envolvidos com o projeto os alunos se motivaram para a leitura, isso possibilita aos alunos muitas trocas de informações, indicações de leituras e outros finalizou Victor.
"O projeto foi lançado em novembro de 2013 durante a realização do Fórum Estadual do Livro e Leitura, conta com uma equipe técnica de sete profissionais, dentre arte educadores, bibliotecários, artesões, serigrafistas, artistas plásticos e animadores culturais. Toda estrutura tem o objetivo de estimular a capacidade de leitura, formar leitores jovens e adultos, a conscientização e educação ambiental", informa a coordenadora do projeto e diretora da BPBL, Rosa Maria Lima.
Na programação houve atividades como a hora do conto e leitura de história, uma ampla exposição de livros e revistas para manuseio e leitura de clássicos literários. A companhia de teatro Santa Ignorância, por meio da produtora Rosa Ewerton, apresentou o espetáculo “Dia Internacional do Livro, Conto para Crianças do Mundo”, abordando a história do livro desde a escrita até a era de Guttenberg.
O evento aconteceu no auditório da casa da Cultura José Sarney, no Bairro do Antigo Aeroporto e contou com a presença do Prefeito Filuca Mendes, deputado Estadual Victor mendes, secretários municipais vereadores e centenas de alunos.
O projeto também fez a doação de 100 títulos para enriquecer e ampliar o acervo da Biblioteca Pública de Pinheiro, contribuindo para diversidade literária da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário