terça-feira, 3 de junho de 2014

“Procurei duas coisas na vida: ajudar os outros e o MA”, diz Sarney.

Em discurso emocionado, José Sarney bate forte na oposição: “Essa gente que fala, quando falarem, eu peço a vocês, perguntem: ‘onde você colocou um prego numa barra de sabão em favor do Maranhão?. Perguntem o que fizeram pelo Maranhão. E eu posso dizer: nada!”
O senador José Sarney (PMDB-AP) fez hoje (30) uma espécie de desabafo e mandou alguns recados para a oposição durante a inauguração das novas instalações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, ele foi homenageado com um quadro e uma citação sua na sala de controle da unidade.
Em um longo discurso, o senador relembrou seus feitos pelo estado, a importância da Constituição Federal para a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e disparou pesado contra os adversários políticos que ainda criticam o “Programa Saúde é Vida”.
“Essa gente que fala, quando falarem, eu peço a vocês, perguntem: ‘onde você colocou um prego numa barra de sabão em favor do Maranhão?. Perguntem o que fizeram pelo Maranhão. E eu posso dizer: nada!”, disse.
O peemedebista reclamou, também, do que considera “falta de respeito”.  “Se na minha terra muitas vezes alguns me faltam com o devido respeito que eu mereço, eu posso dizer que nacionalmente, internacionalmente, e mesmo aqui, nunca ninguém teve motivos senão de me tratar com o devido respeito, porque eu sempre procurei duas coisas na minha vida: ajudar os outros e ajudar o meu estado”, completou.
Sarney voltou a defender, ainda, a tese de que os IDH não deve ser usado como ferramenta para medir riqueza e pobreza, mas sim o PIB. Segundo ele, a oposição utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano como estratégia política.
“O Maranhão, dizem, é um estado pobre, é último do Brasil. Todo mundo diz isso aqui, divulgaram isso. Gente, o Maranhão é o 16º estado do Brasil, nós estamos na frente de Mato Grosso do Sul. Mas eles [a oposição] não dizem isso. Por quê? Porque o Maranhão cresceu”, afirmou o senador, lembrando que a repetição desse discurso funciona como uma “campanha” contra o estado.
“Eles dizem agora: ‘temos que derrubar o Maranhão’. Então começaram essa campanha. E o pior, é que os nossos inimigos aqui usam isso para me atingir, porque eu sou um político que tenho 50 anos de vida política e nunca meu nome esteve envolvido em qualquer coisa”, ressaltou.
Ele lembrou, ainda, o episódio em que, no governo Jackson Lago (PDT), o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) foi espancado e preso nas dependência do Rio Poty Hotel depois de haver-se negado a conversar com um aliado do pedetista.

“Nunca fiz mal para ninguém, nunca persegui ninguém. Meu período aqui foi sempre um período de paz. Teve um governo aqui que foi, há pouco tempo, nosso adversário. O que ele fez? Pegou o deputado Francisco Escórcio, deu-lhe uma surra e prendeu no Hotel Poty [Rio Poty Hotel]“, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário