domingo, 10 de maio de 2020

Prefeitura de Bequimão intensifica ações de combate ao Covid-19

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, iniciou na última segunda-feira (04), uma força tarefa no combate a proliferação do Covid-19 no município de Bequimão. Participam da ação, técnicos da saúde, agentes da guarda municipal, policiais militares e uma equipe de segurança privada como apoio.
Estão sendo feito barreiras sanitária nas entradas da cidade, bem como as visitas e vistorias nos estabelecimentos comerciais, fazendo cumprir o decreto municipal 06/2020, que exige uso obrigatório de máscaras em locais públicos e privados, proíbe aglomerações, reduz número de passageiros em carros coletivos, que farão a circulação em rodízio, além de proibir a entrada de carros de outros municípios e exigir uso de máscaras em geral. Nesse decreto, apenas as atividades essenciais foram autorizadas a funcionar.
O objetivo é conscientizar as pessoas a cumprir o isolamento social e o decreto municipal para evitar a proliferação da Covid-19.
Já na última terça-feira (05), com apoio da equipe de segurança privada, a equipe de saúde conseguiu organizar as filas dos estabelecimentos comerciais e bancos da cidade, dando cumprimento a um dos pontos do decreto Nº 06/2020. A meta é conscientizar a população com a divulgação em carro de som, rádio, redes sociais, panfletagens e outros meios até zerar os casos no município. Mas para isso é necessário o apoio de todos os bequimãoenses nessa luta.
Ainda na terça-feira (05), a Secretaria de Saúde com apoio da Guarda Municipal da Polícia Militar, realizou mais uma visita técnica no canteiro de obra da construção da ponte Central/Bequimão. No local foram prestadas orientações sobre o decreto municipal Nº 06/2020, bem como a determinação para o seu devido cumprimento. A conversa foi tratada diretamente com os chefes imediatos encontrados no local da obra. A Prefeitura de Bequimão conta com a colaboração educativa dos engenheiros e mestres de obra na conscientização de seus colaboração.
Durante a sena inteira o serviço de desinfecção e pulverização não parou. A secretaria de saúde deu continuidade a mais um ciclo de higienização na cidade, englobando tanto locais públicos, quanto privados, onde a prefeitura detectou maior fluxo de circulação de pessoas.
Nesta sexta-feira (08) profissionais de saúde realizaram grande intensificação em pontos estratégicos, com informações para a conscientização de moradores e de quem passava pelo bairro de Fátima. Se cada um fizer sua parte, o novo coronavírus será derrotado no município de Bequimão o mais breve possível. Não depende apenas e exclusivamente do poder público, a ajuda da população é muito importante. Portanto respeite o isolamento social e fique em casa.
O PODER DA AÇÃO VEM DOS PROFISSIONAIS
Desde que iniciaram as ações de combate a proliferação da Covid-19 em Bequimão, a equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um trabalho magnífico no município. Esse trabalho é feito pelas enfermeiras que estão afastadas, mas realizam o trabalho por home office de casa via telefone com todos os pacientes sintomáticos.
A Secretaria Municipal de Saúde, além de fazer o monitoramento diário dos pacientes com suspeita da Covid-19, também está dando toda a medicação necessária prescrita pelos médicos do hospital municipal Lídia Martins, o que já trás resultados positivos no tratamento, já que dos 10 casos confirmados, 04 já estão totalmente curados, uma média muito boa em comparação a outros municípios do estado.
A equipe de profissionais no monitoramento de pacientes da Covid-19 é formada por enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, que dão as orientações necessárias aos pacientes de acordo com o caso de cada uma pessoa.
É válido lembrar do belíssimo trabalho que está sendo realizado pelo hospital municipal Lídia Martins no atendimento às pessoas com suspeita da Covid-19. O hospital está totalmente preparado e está adaptado para receber pacientes em situação de Covid-19 de baixa complexidade. Já para os casos de alta complexidade, os pacientes são encaminhados para o hospital de referência Macro Regional de Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário