domingo, 10 de maio de 2020

Carta aberta ao Prefeito Genésio Filho


Prefeito Genésio Filho, venho por meio deste responder à sua pergunta. Embora a hora não seja a mais propícia, mas é preciso dizer-lhe algumas verdades, que os seus mais próximos não disseram ainda, talvez porque lhes faltem coragem e decência para tanto.
Eu, Victor Mendes, ex-deputado, político de oposição a você, ao governador e ao presidente da República, estou aqui. Atendendo aos amigos, ajudando aqueles que me procuram, dentro das minhas limitações, pois, ao contrário de você, depois de 12 anos de mandato, não fiz fortuna na vida pública.
Você, Prefeito, se tornou um milionário em apenas quatro anos no comando da prefeitura de Pinheiro, mesmo sem ter uma profissão definida. Feito dos mais importantes, reconheçamos!
Sou um pequeno empresário, lutando com todos tantos outros para arcar com os encargos e não demitir meus funcionários.
Estou aqui, prefeito, cuidando das minha filhas pequenas, dos meus pais idosos e dos amigos que a mim recorrem, dentro do que posso.
Estou aqui, prefeito, orando, rezando, para que todos no Brasil, no Maranhão e na minha querida cidade de Pinheiro, passem por essa provação e consigam sobreviver a este horrível pesadelo, mercê de gente como você que prefere fazer da tragédia espetáculo, usando da boa fé daqueles que em você confiaram; de gente para quem responsabilidade com o bem público e com as pessoas virou sinônimo de esperteza; de gente que, ao invés de mostrar a que veio, atira e acusa para esconder seus próprios erros e omissões.  Felizmente nosso povo está acordando. E meu desejo é que se mantenha vivo, apesar de seu pouco esforço para isso, e que possa lhe dar a merecida recompensa. Oxalá, todos estejam vivos...
Prefeito Genésio Filho, estou aqui com a consciência tranquila, sabendo que quando eu tive as armas, as condições, as oportunidades, eu ajudei muito aqueles que precisaram não só em Pinheiro, mas em todo o Estado do Maranhão. O Macrorregional, por exemplo, que está hoje aí em Pinheiro ajudando muita gente a lutar pela vida nesta pandemia, é conquista minha, fruto de luta e esforço enquanto deputado estadual, só para citar e lembrar a você e a quem porventura tenha esquecido.
E você Prefeito, onde está? Como está? Está com a consciência tranquila? Consegue dormir sem ser com a ajuda da bebida ou de outras tantas substâncias químicas?
Certamente deve estar bem melhor do que estão os pinheirenses. Talvez especialmente animado de ver tanto recurso entrar nos cofres da Saúde de Pinheiro, seja através de transferências ordinárias ou fruto de Emenda Parlamentar. Com estes e os adicionais, era para Pinheiro estar melhor preparada para o enfrentamento da Covid - 19. Infelizmente, falta um gestor à altura do desafio, responsável e cuidadoso. Um gestor que lute pela vida dos seus com a mesma dedicação com que se entrega às festas e celebrações.
Eu sei prefeito - e todos sabemos - que não deve doer muito em sua ínfima consciência a omissão e a falta de responsabilidade neste momento tão duro da vida dos pinheirenses. Para doer, você precisava ter consciência e responsabilidade.
Se diferente fosse, teria tido espaço para planejar e antecipar-se aos problemas. Mas, fazer o que?, se seu tempo útil você foi mais útil fazendo lives na internet, como se fosse um artista, em vez de encontrar tempo para ser gestor, talento que lhe falta, reconheçamos.
Bem, Prefeito Genésio Filho, estou aqui com a sensação de que, em seu lugar, estaria lutando para ser mais útil à população que me escolheu como gestor, que em mim confiou e de mim espera uma liderança mais comprometida e responsável.
Finalizo com a pergunta que não cala no coração do povo sofrido de Pinheiro: - E você prefeito onde está? Faça-se presente, dê as respostas que Pinheiro espera, assuma seu lugar, que neste momento é isso que Pinheiro espera de você. E, por último mas não menos útil, deixe o palanque para o momento certo, que a hora é de mais ação e menos discurso.
Victor Mendes, pinheirense e cidadão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário