sexta-feira, 8 de maio de 2020

Morre o ex-presidente da AL, Celso Coutinho


Morreu na manhã deste sábado (02), o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Celso Coutinho, FOTO, aos 89 anos.

Celso Coutinho sofreu um infarto no mês de março, foi internado em um hospital particular em São Luís, mas a situação da saúde foi agravando, com problemas renais e de infecções, vindo a óbito por volta das 6h, deste sábado.

No fim do ano passado, Celso Coutinho foi homenageado pelo Parlamento Estadual com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman. A honraria foi proposta pelo chefe do Legislativo maranhense, deputado Othelino Neto (PCdoB), e pelo deputado Edivaldo Holanda (PTC).

“Fui militante estudantil, presidente da União Maranhense de Estudantes, a UME; e presidente de diretório acadêmico, então, aprendi muito por onde passei e cheguei até aqui. Essa honraria que recebo é muito significativa para mim. Estou profundamente feliz, alegre e honrado com essa homenagem”, declarou à época Celso Coutinho, em um dos últimos eventos públicos que participou.

Histórico – Tabelião do cartório do 2º Ofício de Notas de São Luís, Celso Coutinho nasceu na cidade de Guimarães, no Litoral Norte do estado, em 8 de dezembro de 1930. É advogado, formado pela extinta Faculdade de Direito do Maranhão. Começou sua carreira através de movimentos estudantis, chegando a presidir a União Maranhense de Estudantes (UME).

Foi presidente da Assembleia Legislativa em 1984, quando o Maranhão atravessou grande turbulência política, por ocasião da escolha dos deputados que atuariam como delegados nas eleições indiretas, que elegeu Tancredo Neves para a Presidência da República, no Congresso Nacional.

Coutinho elegeu-se pela primeira vez prefeito de sua cidade em 1969. Liderou um movimento para a construção do Hospital Municipal que ficou conhecido como “Passeata das Pedras”, no qual os moradores doaram as pedras para a edificação daquela casa de saúde.

Durante sua carreira política, foi eleito quatro vezes deputado estadual e duas vezes prefeito do município de Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário