quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TERRA SEM LEI: vereador candidato a reeleição é executado em emboscada

Esmilton Pereira dos Santos, 43 anos retornava de uma reunião política quando ao descer do veiculo na porta de sua casa na localidade CR Almeida zona rural de Governador Nunes Freire, foi surpreendido pelos pistoleiros que utilizaram uma espingarda calibre 12 para matar a vitima.

Distante 446 quilômetros de São Luís, uma população estimada em 25.117 habitantes  e com 17.327 eleitores aptos a votar nas eleições de 2016, o município de Governador Nunes Freire foi palco de mais um crime com características de execução - pistolagem - .

Esmilton conhecido na região como o vereador dos pescadores, é o segundo vereador assassinado no município dentro de dois anos. Em 2014 o vereador Paulo Lopes Sales (PT), foi morto a socos e pontapés e teve o corpo abandonado às margens da BR-316, entre Nunes Freire e Maracaçumé. Paulo Lopes foi morto dias antes de denunciar um esquema de fraude envolvendo a nomeação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal.

Alem dos dois vereadores, em novembro de 2015, o blogueiro Ítalo Diniz, do Portal de Notícias, também foi executado em uma rua da cidade. ítalo estava na companhia de uma amigo quando foi morto por dois pistoleiros que estavam em uma motocicleta.

Até hoje nenhum dos dois crimes foi elucidado, fato que ajuda a explicar a execução de Esmilton. já que a morosidade burocrática do Estado que beira ao descaso gera a cruel impunidade, os assassinos se sentem livres e até incentivados a matar uma vez que tem a certeza que o crime compensa.


A campanha eleitoral está apenas começando e o clima já é tenso em vários municípios maranhenses, os ânimos estão acirrados e a disputa cada vez mais dura não pode descambar para a violência. O lamentável caso que resultou na morte do vereador Esmiltom deve servir como alerta ao governo do Estado  que tem a obrigação de garantir uma eleição pacifica e ordeira. A sociedade maranhense clama por paz justiça.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário