sábado, 27 de agosto de 2016

Ovinocaprinocultores de Bequimão organizam Expocapril para novembro

A Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ) já iniciou os preparativos para a nona edição da Expocapril – Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão, agendada para o período de 11 a 15 de novembro, no Parque de Exposições do município. Este ano, a entidade comemora a consolidação do evento e as parcerias firmadas para fortalecer a atividade da ovinocaprinocultura na região da Baixada Maranhense.

Para esta nona edição, os produtores negociaram o patrocínio da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF) e terão, pela primeira vez, baias próprias para o acondicionamento dos animais em exposição.

“Esse material será de grande valia para nós, porque anteriormente, para termos as baias e organizarmos o espaço dos animais, fazíamos parcerias com entidades diversas, como a Associação dos Criadores do Maranhão. Agora, esse material será um patrimônio para a Associação que, também, pretende construir um grande galpão no Parque de Exposição, onde será realizado o evento, levando maior comodidade tanto para os criadores exporem seus animais quanto para o público que nos visita”, ressaltou o presidente da ACCOCBEQ, Leônidas Viégas Almeida.

A aproximação com a SAF foi intermediada pelo Sebrae, que trabalha desde a segunda edição da Expocaprilcom os produtores no sentido de fortalecer a atividade e melhorar o rebanho no município. “Acreditamos que essa aproximação dos criadores com a SAF será muito boa para o fortalecimento da ovinocaprinocultura em toda a Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, visto que Bequimão possui um dos maiores e melhores rebanhos da região e já se tornou referência local, com os ganhos obtidos devido a atuação do Sebrae. Com todas as orientações recebidas, eles melhoraram significativamente a qualidade e a quantidade do rebanho que, hoje, já está próximo dos quatro mil animais, sendo a maioria de caprinos. No início dos trabalhos do Sebrae, esse número era cinco vezes menor”, informa o diretor superintendente da instituição no estado, João Martins.

Grupo de ovinocaprinocultores de Bequimão, entre eles o presidente da ACCOCBEQ, Leônidas Almeida, com o secretário Adelmo Soares (SAF) e o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
“A parceria da SAF com o Sebrae e os criadores para alavancar a Expocapril é importante para expandir a cadeia produtiva de caprino no município de Bequimão e no território da Baixada Ocidental. Este evento que está na sua nona edição, mostra a força dos produtores de caprinos na região e o Governo do Estado apoia iniciativas voltadas para o desenvolvimento do campo e, consequentemente, do agricultor familiar”, afirmou Adelmo Soares, secretário da SAF, ao receber, na última semana em seu gabinete, um grupo de ovinocaprinocultores de Bequimão e o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Para o secretário da Indústria e Comércio de Bequimão, Ademar Costa, o apoio do Governo do Estado será de suma importância para que, futuramente, “a Expocapril seja um evento de referência não apenas no Maranhão, mas na região Nordeste, tornando os nossos produtores aqui da Baixada e do Litoral Ocidental mais informados, tecnicamente preparados e com rebanhos competitivos no mercado”.

Atuação do Sebrae
Dentre as ações realizadas pelo Sebrae junto aos produtores de Bequimão com objetivo de tornar a atividade da ovinocaprinocultura um negócio promissor e uma oportunidade de trabalho e renda para os baixadeiros, o diretor João Martins destaca as principais.

“Trabalhamos o melhoramento genético do rebanho através do manejo reprodutivo; o foco no mercado regional e o intercâmbio com outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco, Paraíba e Piauí para troca de experiências e garantia da comercialização. Ressalto, também, as capacitações em planejamento e gestão para fortalecer a visão empresarial da Associação”, enumerou o superintendente do Sebrae, informando que, por causa da atuação da instituição e a organização dos produtores, eles realizam mais dois eventos anuais, além daExpocapril: o Dia de Campo e a Feira de Ovinos e Caprinos.


“Tanto esforço dos produtores resultou em mais um ganho para a região: a Expocapril passará a constar no Calendário Oficial de Feiras e Exposições Agropecuárias do Estado do Maranhão, o que foi possibilitado pela qualidade do rebanho e organização dos produtores, além da sensibilidade do governador Flávio Dino em incentivar o desenvolvimento da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental”, finalizou o secretário Adelmo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário