domingo, 14 de agosto de 2016

Crise, justiça e impopularidade provocam a desistência de reeleição

A crise financeira, o medo da justiça e a baixíssima popularidade tem feito com que muitos prefeitos de municípios importantes do Estado desistam de buscar a reeleição. Essa “caída na real” dos responsáveis por gerir as contas das Prefeituras é um retrato da falta de preparo dos postulantes aos cargos e também da transparência de outros.
Em Balsas, o prefeito Rochinha (PSB) desistiu da reeleição. Irmão de Roberto Rocha, filho do ex-governador Luis Rocha, é mais um produto das oligarquias tão provincianas que ainda existem no Maranhão. Despreparado, disposto apenas alimentar a continuidade da família no poder, sucumbiu em meio ao descaso e a falta de transparência que o levaram a ser afastado do cargo por uma determinação da justiça.
Outro caso emblemático é do  prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso (PRB), que desistiu de buscar a reeleição no município pela falta de recursos para tocar as obras. Segundo Veloso, sua gestão foi prejudicada porque a administração não tinha condições de garantir necessidades básicas para a população, devido aos cofres quebrados da Prefeitura. Ainda reclamou da falta de apoio do Governo Federal e Estadual pela perseguição do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) e do senador João Alberto Souza (PMDB) que barraram a ida de recursos  para Bacabal.
Enrolado em uma série de denuncias pelo Ministério Público que envolvem fraudes em licitações e desvio de recursos públicos para construção de uma ponte,  o prefeito de Santa Rita, Antônio Cândido Santos Ribeiro, o Tim Ribeiro, é outro que deve escolher a reclusão ao invés da exposição de uma campanha eleitoral. O pente fino que o MP faz no município eliminaram suas chances de permanência no cargo, além do mais, seu adversário, o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PDT), tem prestígio e deve garantir um novo mandato.
Em Buriti, após ter sido cassado e conseguir voltar ao cargo, o prefeito Rafael Mesquita Brasil, anunciou sua desistência em disputar a Prefeitura outra vez. Com o maior rigor da justiça e a reforma eleitoral, ele poderia ter o seu registro cassado, antes disso, preferiu abreviar sua passagem pela Prefeitura.

No próximo dia 16, termina o prazo para que os candidatos façam o registro ds candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral, até lá é possível ainda que outros prefeitos desistam das eleições, mas esses e outros casos ao menos servem como um recado aos próximos gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário