terça-feira, 4 de agosto de 2015

Realizada VIII Conferência Municipal de Assistência Social em Bequimão

Com o Tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a prefeitura municipal de Bequimão, por intermédio da secretaria de assistência social, realizou na última sexta feira (31) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com vários profissionais da área, que assistiram à palestra ministrada pela Assistente Social, Professora Rosângela Carvalho Bertoldo. Além disso, profissionais de outras áreas participaram do evento, incluído a sociedade civil.
De acordo com a conferencista Rosângela, a Assistência Social surgiu em 1988 juntamente com a constituição federal, mas só foi avançar em 2005 quando houve a verdadeira expansão da legislação. Com isso, foi criado o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que este ano completou dez anos. Para a palestrante, a Conferência serve para avaliar os últimos dez anos e planejar o próximo decenal. O plano assistencial deve ser montado com as necessidades que existem na assistência social do município. Para a professora, Assistência Social é prioridade de uma gestão comprometida.
“Vamos propor diretrizes para os próximos dez anos, ou seja, de 2016 a 2026. Essas diretrizes vão está compondo o plano decenal que começa a contar a partir do ano que vem. Essa conferência avalia-se o SUAS que temos e vamos propor o SUAS que queremos. Para que o SUAS seja consolidado de vez, é preciso que as pessoas conheçam a Assistência Social, como o serviço deve ser ofertado, quem precisa estar sobre a proteção social do SUAS, as pessoas precisam saber que Assistência Social é para quem dela necessitar; em fim, precisamos saber o que já foi feito  o que precisa ser feito para melhorar o serviço em Bequimão. Para isso vamos fazer um bom planejamento e eleger os delegados que vão representar Bequimão na Conferência estadual em São Luís, para que possamos ter Leis, Portarias, Resoluções e Decretos aprovados na Conferência Nacional” disse a conferencista Rosângela Bertoldo.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Neide dos Santos Rodrigues (Dona Neide), a VIII Conferência representa um marco para o município de Bequimão, que vem desenvolvendo um trabalho de organização e prevenção na área. Segundo ela, essa avaliação dos últimos dez anos mostra o esforço da gestão do município no que tange o assistencialismo municipal.
“O principal objetivo da VIII Conferência é avaliar o período de 2005 a 2015. A partir dessa avaliação, é que vamos planejar propostas de diretrizes para comporem o plano decenal de 2016 a 2026. Nos últimos 30 meses, organizamos a Secretaria de Assistência Social, porque já tínhamos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, fizemos funcionar todos os projetos, regulamentamos os conselhos, qualificamos todos os profissionais que fazem parte da secretaria. Com isso trabalhamos com uma demanda de busca ativa, espontânea e de encaminhados. Hoje trabalhamos em parceria com as Secretarias de Educação e Igualdade Racial, além do Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça e Ministério Público”, disse a secretária.
O secretário de Esportes e Juventude, Kell Pereira, também participou da Conferência, e falou da importância de um evento dessa natureza no município. “É importante uma Conferência desse porte, para que possamos pensar e projetar o futuro do município. Nós trabalhos em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Igualdade Racial, onde hoje temos uma Escolinha de Futebol que agrega quase 100 estudantes. Fazemos o acompanhamento nas escolas e com isso avaliamos a situação de cada aluno. É claro que precisamos avançar, mas o trabalho está sendo bem feito e os resultados já começam aparecer”, finalizou o jovem secretário.
Estiveram presentes ainda, no evento, o Secretário de Administração, José Orlando Martins (Representando o prefeito Zé Martins – PMDB), o Secretário de Educação, Aristide França, a Secretária da Extrema Pobreza, Sinara Almeida, os Secretários Adjuntos, Carlos Cesar Paixão, José Henrique da Hora, Josenilde Pinheiro e Maria de Jesus Nogueira; o representante da FAMEM, José Mariano Bezerra, gestores de escolas, usuários da assistencial social, sociedade civil, conselheiros, Psicólogos,  Pedagogos e Assistentes Sociais, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário