sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Fórum da Baixada discute problemas e soluções para Saúde Pública da região da Baixada

Membros da Câmara Técnica de Saúde do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense se reuniram na tarde desta quarta-feira (12), no prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, a convite do reitor Natalino Salgado para discutir problemas e apontar soluções para o setor de Saúde Pública dos municípios da região.
O palestrante do encontro foi o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, que fez uma breve apresentação das principais dificuldades que enfrenta para gerir o sistema de saúde na Baixada Maranhense, assim como em todo o estado. Na oportunidade o gestor ainda propôs a formação de um Conglomerado Intermunicipal para buscar a manutenção do sistema de saúde da região, uma vez que várias Prefeituras não tem como manter os hospitais construídos nos últimos anos.
Natalino Salgado, membro efetivo do Fórum da Baixada, enalteceu a importância da discussão. “É uma oportunidade ímpar a atividade dessa Câmara Técnica, uma vez que em outro momento levaremos nossas discussões para uma reunião ampla com a participação dos demais membros das outras Câmaras”, explicou.
O presidente da FDBM, Flávio Braga, explicou que a divisão em Câmara Técnicas faz parte de uma estratégia em ampliar as discussões sobre as principais temáticas da Baixada Maranhense e agilizar a apresentação de projetos que proponham o desenvolvimento da região. “A ideia das Câmaras é formular, propor ideias e soluções para os problemas que afligem a Baixada Maranhense”, argumentou o advogado.
No próximo sábado (15), membros das dez Câmaras Técnicas do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense vão se reunir no auditório da Secretaria de Cidades para apresentar o detalhamento das reuniões ocorridas nas últimas semanas.
Participaram do encontro na Faculdade de Medicina da UFMA, a deputada estadual Valéria Lauande; o bioquímico e ex-prefeito de Viana, Antônio Gaspar; o diretor do Campus da UFMA de Pinheiro, Rickley Leandro Marques; a professora Maria do Carmo, entre outros membros do FDBM com atuação na área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário