sábado, 20 de junho de 2020

Ministério Público não age e Governo de Luciano não tem transparência

O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE PINHEIRO CONTINUA DESATIVADO

A gestão do que é público precisa de transparência. Seja por razões legais, éticas, morais ou políticas, garantir que todos os atos públicos possam ser conhecidos, verificados e auditados pela população é fundamental para todo membro do Estado, seja a nível municipal, estadual ou nacional.
Em Pinheiro, já faz algum tempo que o Portal da Transparência encontra-se desativado, o blog monitorou durante 30 ( trinta ) dias, e constatou que o site está  completamente sem funcionamento durante muito tempo, deixando de informar a toda população como estar sendo utilizado os recursos públicos em Pinheiro. A população   não sabe como os recursos da educação, saúde por exemplo estão sendo gasto de forma correta e justa. Embaraçoso é que a Câmara municipal de Vereadores, que tem como uma das funções de fiscalizar as ações do executivo comete também o mesmo erro, mantém o seu Portal da Transparência desativado.
Essa falta de transparência  faz com que paire nas esquinas da cidade uma dúvida cruel, porque não são divulgados os gastos do Governo Luciano Genésio?
Tendo em vista também que Elizeu de Tantan ( Presidente da Câmara ), cumpre o mesmo ritual de Luciano no uso dos recursos publico. A construção de uma rampa de acessibilidade no Palácio José de Arimatéia Nunes ( Sede do Legislativo ), gastou  R$ 120.000,00   ( cento e vinte mil reais ), e aí quem fiscaliza?
Tem fortes suspeitas que uma folha de pagamento de servidores do município tenha sido o estopim para que o Portal da Transparência fosse fechado por Luciano, lá constavam algumas informações que era de “caráter proibido ao público “ ( segundo  Luciano ). Servidores que não “ refletiam no espelho” e outros com salário superior aos colegas de repartição, ou seja, prováveis irregularidades.
Neste período de pandemia, Pinheiro já recebeu aproximadamente   10  milhões  de  reais ( extra ) e ninguém sabe dizer onde e como foi gasto tanto dinheiro
Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro. É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal. Mas em Pinheiro a coisa tá feia ( sem transparência ).
A comunicação é a chave para qualquer relacionamento de sucesso.
Seja o mais íntimo, entre apenas duas pessoas, ou mesmo em um escopo bem maior, como entre um governo e o povo que ele defende.
Por isso, existem leis que determinam que o governo precise sempre ser transparente e se comunicar com o público de forma clara e objetiva.
Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação são de fundamental importância para que o cidadão conheça com clareza, de que forma o dinheiro dos seus impostos estão sendo usado.
Agora resta a população pinheirense contar com a ação do Ministério Público, que até o momento não tomou qualquer iniciativa no sentido de provocar o Executivoao retorno do Portal da Transparência.
… Vive Pinheiro ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário