quarta-feira, 10 de abril de 2019

Prefeito de Bequimão participa da XXII Marcha em Brasília


O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), participa da XXII Marcha em Defesa dos Municípios, que está acontecendo em Brasília. O evento teve abertura nesta segunda-feira (8), às 14 horas, no Centro Internacional de Convenção de Brasília e se estenderá até esta quinta-feira, dia 11 de abril. O gestor bequimãoense defende temas referentes à saúde, educação e gestão. Além de Zé Martins, mais 190 prefeitos maranhenses estão participando da Marcha.
A XXII Marcha tem o objetivo de reunir gestores e legisladores dos municípios brasileiros na capital federal. O encontro é uma mobilização democrática realizada anualmente desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios. Este ano, 8 mil municipalistas participam do evento.
Nesta terça-feira (9), o presidente da República Jair Bolsonaro fez um discurso que animou bastante o prefeito de Bequimão. Bolsonaro anunciou que vai tentar aumentar a verba para os municípios. Na tarde desta terça-feira, Zé Martins ainda visitou a XI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, onde o Ministro Marcos Pontes esteve presente.
A caravana do Maranhão é a segunda maior do evento, com mais de 190 prefeitos, um marco histórico do movimento municipalista no estado. De acordo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), as pautas consideradas prioritárias estão voltadas para questões da educação, saúde e quedas nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) diante de benefícios fiscais dados pela União.
Na educação, os prefeitos maranhenses querem o parcelamento administrativo dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), via Advocacia Geral da União (AGU), para que todas as cidades possam receber sem que tenham perdas significativas. Na saúde, a demanda é para que a União reveja o valor per capita oferecido ao Maranhão para o custeio das despesas no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário