sexta-feira, 5 de abril de 2019

Por que os políticos maranhenses exigem as emendas impositivas federais, mas se calam diante das emendas impositivas estaduais?

É voz corrente entre os congressistas maranhenses a liberação das emendas impositivas e até mesmo o engessamento do governo federal diante do seu próprio orçamento, pois a PEC votada por quase unanimidade que restringe os gastos orçamentários do poder federal foi aprovado com ampla folga na Câmara dos Deputados e o mesmo deve ocorrer no Senado Federal.
Mas quando o assunto são as emendas impositivas dos deputados estaduais, simplesmente os políticos se calam e sequer pode fazer algo por suas bases e municípios.
Imagina se lutassem para que restringissem o Orçamento do governo do Estado? Isso seria um acinte contra o todo poderoso Palácio dos Leões.
E o que sobra aos deputados estaduais maranhenses para lutar por suas emendas? Apenas se ausentarem do plenário da Assembléia Legislativa quando tem votação de projetos importantes do Poder Executivo do Maranhão… Essa prática é antiga, porém nunca funcionou!!!
É importante afirmar que o presidente da Casa, deputado Othelino Neto, suspendeu a sessão para que desse quorum e assim fossem votadas as proposições do governo Flávio Dino… Esperou e não votou por falta de quorum.
Por outro lado, a culpa não pode recair sobre o Poder Executivo, pois quem legisla são próprios deputados estaduais, que até aqui não se mostraram favoráveis a emenda impositiva.
Com isso, é preciso que os deputados estaduais aprendam que uma coisa é ser da base do governo e outra é lutar pela independência do poder Legislativo.
Birrinha não leva a nada!!! Pois tudo continuará como antes no Quartel de Abrantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário