terça-feira, 2 de abril de 2019

ENEM: o justo projeto de Victor Mendes deve voltar a tramitar

Uma boa notícia sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Foi confirmado, nesta segunda-feira (1º), que o deputado Federal Bira do Pindaré (PSB) será o relator do Projeto de Lei 3079/2015 (PL 3079/2015), que prioriza a regionalidade de domicílio do candidato nos processos seletivos para ingresso em Universidades Federais.
O projeto, que é de autoria do ex-deputado Victor Mendes, vai tramitando lentamente desde 2015 e prevê que o concorrente em vagas para cursos nas Instituições federais de ensino, que comprovar residir há pelo menos cinco anos em determinada macrorregião do País onde estiver localizada a sede da Instituição na qual pleiteia a vaga, terá direito a um adicional de 10% em sua pontuação final no respectivo processo seletivo.
O PL 3079 tem tramitação conclusiva nas Comissões de Educação e Constituição, Justiça e Cidadania. Isto significa que, se aprovada nas duas comissões, se tornará Lei.
Vamos aguardar e torcer para que enfim o projeto seja aprovado, afinal em algumas instituições de ensino essa bonificação já existe, mas infelizmente não no Maranhão.
O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) tem lutado também nesse sentido, mas tem estranhamente encontrado como adversário o Ministério Público Federal, que tem feito no Maranhão o que não fez em outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário