quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde de Bequimão faz balanço com mais de 40 mil atendimentos em 2017


Prefeito Zé Martins em frente ao Hospital Municipal Lídia Martins (Foto: R. Martins)
A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, tem sido uma das referências na gestão do prefeito Zé Martins (MDB) desde 2013. O bom serviço desempenhado levou a pasta por duas vezes ao prêmio de gestão em saúde, ficando entre as cinco pastas mais eficientes do Maranhão. Em 2015 foi premiada na gestão de Bastico Moraes e em 2017 no comando do secretário Sidney Bouéres. Com um atendimento de excelência à população, a secretaria está prestes a receber o terceiro prêmio da categoria.
Formada por grandes profissionais, as equipes que compõem a Secretaria de Saúde, desempenham um trabalho humanizado que chega à toda população bequimãoense por meio de ações desenvolvidas através de parcerias com outras secretarias da gestão do prefeito Zé Martins. Todas as campanhas são implantadas, como forma de prevenir, evitando uma sobrecarga no hospital Lídia Martins, que tem atendimento 24h e dispõe dos melhores profissionais do Estado.
O quantitativo de atendimentos mostra a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os 23 municípios da região da baixada e litoral maranhense, Bequimão está disparado à frente dos demais, quando o assunto é saúde. O balanço abaixo vai mostrar os atendimentos e ações realizados durante o ano de 2017 em Bequimão. Enquanto o país atravessa por um caos na saúde pública nacional, Bequimão é referência para os demais municípios do Maranhão.
Na atenção básica os números são satisfatórios em todas as especialidades médicas disponibilizadas pela prefeitura durante os 12 meses de 2017.  Foram realizados 1.823 exames de ultrassom de janeiro a dezembro de 2017. Já nas especialidades entre exames e consultas encaminhadas para o Hospital Macro Regional, responsável pela Alta Complexidade da baixada foram realizados 6.264 atendimentos, sendo que os exames laboratoriais chegaram a marca de quase 4 mil procedimentos.
O Hospital Municipal Lídia Martins, que atende até pacientes de municípios vizinhos, também reuniu números de atendimentos que comprovam a eficácia e a credibilidade do trabalho realizado pelo prefeito Zé Martins. Durante os 12 meses do ano de 2017, a secretaria registrou um bom número de atendimentos e procedimentos realizados pelas equipes. As consultas somaram 13.077, uma média de 1.089 por mês. Já os atendimentos de Urgência em Atenção Básica foram 14.905, uma média mensal de 1.242. Nos demais procedimentos (urgência com remoção, drenagem de abscesso, sutura simples, pequenas cirurgias e retirada de corpo estranho) o número de atendimento foi bem abaixo dos anos anteriores. Na totalidade, a secretaria de saúde realizou 44.838 atendimentos durante o ano de 2017, uma média de 3.684 atendimentos por mês.
PARCERIAS QUE TROUXERAM BONS RESULTADOS
Os avanços são visíveis aos olhos da população que tem um atendimento de excelência tanto no Hospital Lídia Martins, quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona rural do município. A prova de um trabalho sério é a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação que já dura 5 anos e traz bons resultados para a gestão municipal. Um termo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) foi assinado, e tem como objetivo promover a saúde de estudantes através de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para o desenvolvimento pleno de alunos da rede pública de ensino. Em 2017 foram incluídas no PSE doze escolas da rede municipal e uma da rede estadual, que atendeu um total de 2.705 alunos, abrangendo nove equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Além da educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) também atua em parceria com a Vigilância Epidemiológica, onde todo ano desenvolve a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses, que em 2017, deu início às ações do programa incluindo a adesão da campanha em 26 escolas, das quais 20 foram atendidas, com a participação de 2.990 alunos. Outra parceria de sucesso aconteceu entre a Comunidade Escolar e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que desenvolveu um programa para Verificação da situação vacinalatendendo 13 escolas com participação de 2.450 alunos, que na oportunidade foram imunizados contra diversas doenças, atualizando-se assim, o calendário vacinal.
CUIDADO COM A SAÚDE ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS
Em setembro do ano passado um programa foi implantado para Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolassendo desenvolvidas atividades como dança das cadeiras, pula corda, bambolês, corrida do saco, futebol e dinâmicas de recreação. Uma forma de praticar uma atividade física à escolha do estudante. Ainda no mês de setembro de 2017 o prefeito criou o projeto Agita Bequimão, que dispõe de Dança Aeróbica ministrada pelo professor Nilson Almeida na Praça da Matriz todas as terças e quintas-feiras a partir das 18h, e conta com profissionais de saúde presentes momentos antes das atividades para aferir a pressão arterial dos alunos, prevenindo eventuais situações adversas. O Agita Bequimão já possui em média 150 alunos por tarde e será implantado nos principais pólos da zona rural de Bequimão, a exemplo da comunidade Mojó.
AS CAMPANHAS REALIZADAS PELA SECRETARIA
A prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, realizou 4 mutirões do glaucoma em 2017 e beneficiou 624 pacientes. Além disso, o município de Bequimão aderiu à Campanha Antirábica e vacinou centenas de animais em todo município. Já no mês de outubro a secretaria trabalhou Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com realização de palestras, exposição de vídeos, debates, distribuição de panfletos, além de aula prática através da busca ativa de criadouros do mosquito nas proximidades das escolas juntamente com os estudantes. Para fechar o mês, a secretaria abraçou a Campanha Outubro Rosa, em que realizou inúmeras ações de combate ao câncer de mama e colo do útero, finalizando a campanha com uma passeata pelas ruas da cidade, reunindo dezenas de pessoas.
Em novembro a Secretaria de Saúde abraçou a campanha Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata. As equipes da saúde bequimãoense reuniram homens, realizaram palestras e explicaram a importância de prevenir. Foi um ano cheio de ações e os resultados foram satisfatórios para a gestão e principalmente para a população, que foi a principal beneficiada. A continuidade das ações do PSE em 2018, ocorrerá após o reinício do ano letivo, focando a prevenção e promoção da saúde da rede pública de ensino do nosso município.
SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA
Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Promoção da Igualdade Racial levou atendimento de saúde na Semana do Bebê Quilombola em novembro de 2017 para centenas de pessoas. As equipes de saúde percorreram as 11 comunidades certificadas com atendimento para crianças de 0 a 6 anos. Com essa parceria a Secretaria de Saúde aproveita para levar dignidade às famílias mais distantes que muita vezes não procuram a unidade de saúde do município. Mas onde tiver uma residência, por mais longe que seja, a prefeitura vai está garantindo o direito à saúde dos bequimãoenses. É um dever do município e isso é cumprido rigorosamente pela gestão de Zé Martins.
Para o secretário de saúde, Sidney Bouéres, o trabalho desenvolvido é baseado no planejamento feito pelo prefeito Zé Martins e os resultados mostram o compromisso da gestão com a população bequimãoense. “Em um ano à frente da secretaria de saúde, estamos com a sensação de dever cumprido, estabelecemos e cumprimos metas que fizeram com que o serviço de saúde funcionasse da melhor forma possível, dentro de nossas possibilidades, em meio a um ano difícil em todos os aspectos, porém, obtivemos resultados satisfatórios e expressivos. Agradecemos de coração à toda nossa equipe, ao prefeito Zé Martins que foca sempre em fazer o melhor, ao sempre líder Juca Martins que sempre foi o maior entusiasta para aceitarmos esse desafio e a minha família como um todo que sempre apoia e alicerça nossas ideias”, destacou o secretário que foi premiado em 2017 como um dos melhores gestores de saúde do Maranhão.
Já o prefeito Zé Martins destaca o desempenho da gestão e pontua os segredos que mostram um trabalho de excelência na saúde em Bequimão. “Não é fácil manter a saúde de um município com quase 25 mil habitantes e muitas vezes ainda atender pacientes de outros municípios. O Brasil atravessa um momento complicado político e economicamente, mas nossa gestão trabalhou com os pés no chão para que tudo desse certo, e deu graças a Deus. Talvez nosso hospital seja o único que funcione como deve funcionar. Nossa luta é constante, sabemos de nossa responsabilidade e contamos com uma equipe formada por grandes profissionais que contribuem bastante para que nossa gestão seja vista como referência no Estado. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossa saúde, novos programas serão implantados, novos equipamentos serão adquiridos e colocados nas unidades de saúde do município. Fico feliz pelo reconhecimento de nosso trabalho e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário