quinta-feira, 25 de junho de 2015

VEREADORES PREOCUPADOS COM A SITUAÇÃO DA BARRAGEM DO PERICUMÃ ENCAMINHAM INDICAÇÃO A DEPUTADOS

Preocupado com as condições da barragem da comporta do pericumã, o legislativo pinheirense, encaminhou indicação com apoio de todos os vereadores para ser entregue ao Deputado Federal, Victor Mendes (PV), e ao Deputado Estadual, Othelino Neto (PC do B), a fim de que ambos façam gestão junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, com finalidade que a mesma seja recuperada.

As indicações encaminhadas pela câmara de vereadores aos deputados, afirma que a barragem da comporta do pericumã, é uma obra de vital importância para região da Baixada Ocidental Maranhense, em especial, aos municípios de Pinheiro, Bequimão, São Bento e Palmeirândia.

A barragem que está com toda a sua estrutura comprometida, sofreu desmoronamento do muro de contenção de sua base, e outros pontos da barragem ameaçam desabar podendo causar grande tragédia. 

Ela foi inaugurada em 1982 e em 33 anos de funcionamento, nunca foi reformada. Sem manutenção adequada, a barragem que é considerada uma das maiores obras sociais da região, está entregue ao abandono.

A barragem foi construída no final dos anos 1970, pelo extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS). A obra foi inaugurada com o objetivo de represar a água doce do Pericumã e impedir a invasão da água salgada.


Hoje a administração da barragem é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com sede em Fortaleza. Mas na barragem não há um só funcionário do departamento para realizar a manutenção básica da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário