sexta-feira, 13 de março de 2015

Fernando Furtado e Edson Araújo são acusados de fraudes no Seguro Defeso

A Bancada do Peixe na Assembleia Legislativa do Maranhão aumentou de um para três deputados nesta legislatura que se segue. E continua com um federal, isto porque um outro (Julião Amin) assumiu e teve o mandato cassado pelo TSE.
Dos quase cinco parlamentares, dois já foram enrolados pela Justiça, sendo que o deputado estadual Edson Araújo foi investigado pela Polícia Federal e indiciado. Mas como neste país nada resulta em nada, ficou por isso mesmo e ele voltou a se reeleger, andando por aí livre, leve e solto.
O segundo parlamentar, o suplente de deputado estadual, mas no exercício do cargo, Fernando Furtado, fraudou o Seguro Defeso e ainda nega que tenha tido participação no caso ou que tenha sido alvo de investigação. Óleo de Peroba é pouco, bobagem.
Desde 2008 ele saiu fundando vários sindicatos de supostos pescadores, chegando a ser o presidente da federação dos pescadores de aquário ou de ilusão. Tanto ele quanto Edson Araújo, responsável pela criação das colônias de falsos pescadores, elevaram o número de beneficiários do esquema do seguro defeso em passe de mágica.
Existe um caso relacionado ao deputado pescador Furtado em que o RGP dos associados ao sindicato tem a data antes da fundação da entidade, que sequer possuía CNPJ. Hoje, o mesmo sindicato, com sede em São João Batista, tem mais de 4 mil associados, incluindo pescadores que nunca olharam um caniço e não moram mas na mesma cidade. A entidade é controlada pelo vereador Dezinho, que estaria cobrando R$ 150 por declarações.
Pesa ainda contra ‘Pescado’, ou melhor, Furtado, o golpe no Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, mantido pelo Ministério do Trabalho e pago na Caixa Econômica Federal. Por essa razão, em 2012 ele foi notificado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, após tomar ciência da fraude por ele praticada e por mais outros 500 pescadores de uma entidade que ele presidiu durante vários anos.
Conforme documento em poder do Blog do Luis Cardoso, além do homem que assumiu uma vaga de deputado, dezenas de empresários, comerciantes e outros que tinham relações em outro local de trabalho, ganhando do seguro defeso.
A entidade presidida pelo suplente fica na cidade de Pinheiro e teve boa parte dos seus “segurados” fora do programa, após bloqueio dos benefícios.
Por fazer parte do esquema do partido de Flávio Dino, o suplente assumiu uma vaga, apesar da imagem de fraudador.
Portanto, ao atual governo das mudanças não interessa se seu aliado é ficha suja, quadrilheiro, fraudador ou pescador de aquário e de ilusões. Basta ser aliado para ter um pedaço no céu e os produtos do mar, até porque aqui na terra eles estão com o patrimônio garantido e pretendem aumentar mais ainda nos próximos oito anos.
Veja abaixo, a notificação cancelando o benefício do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal ao suplente de deputado Fernando Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário