quinta-feira, 6 de março de 2014

Sarney é Homenageado por Escola de Samba no carnaval Amapaense

Homenageado no carnaval amapaense pela escola Embaixada de Samba Cidade de Macapá, o senador José Sarney (PMDB/AP) explicou em entrevista no sábado (1º) a uma emissora de rádio local que deixou de comparecer ao desfile no sambódromo de Macapá para evitar que a Justiça Eleitoral interpretasse a presença dele no evento como "propaganda antecipada". O desfile aconteceu na sexta-feira (28 de fevereiro),primeiro dia de apresentação na avenida Ivaldo Veras.

"Eu não estive presente ao desfile para que não se confundisse a política com a literatura. (...) O que pesou muito foi o fato de a lei eleitoral poder interpretar como propaganda antecipada, como se eu estivesse me valendo do carnaval para fazer propaganda política pessoal", justificou o senador durante a entrevista.

Com o enredo 'Do Maranhão para o Amapá, a Viagem de um Poeta Vencedor', a escola de samba do grupo de acesso retratou a obra literária de José Sarney. Entre os livros interpretados na Av. Ivaldo Veras, estavam Ensaio Sobre a Pesca de Curral (1953), A Canção Inicial (1954), Norte das Águas (1969), Os Marimbondos de Fogo (1978), Dono do Mar (1995), Saraminda (2000) e a Duquesa Vale uma Missa (2007).

O senador também não esteve presente no sambódromo assistindo ao desfile. Ele contou que ficou sabendo do desempenho da agremiação por telefone.

"Eu estava em espírito acompanhando o desfile e ao mesmo tempo telefonando para saber como é que tinha sido e fiquei muito feliz", declarou o senador, membro da Academia Brasileira de Letra, com 124 obras literárias publicadas.

O senador ainda disse que não interferiu na escolha do enredo da agremiação, mesmo a escola tendo como presidente Luiz Gionilson Pinheiro Borges, parente do ex-senador Gilvan Borges, presidente do PMDB no Amapá e aliado político de José Sarney.

"Eu acho que foi totalmente espontâneo, eu não interferi, não pedi, foram eles que tiveram a iniciativa e por isso sou duplamente grato pelo que eles fizeram", disse durante a entrevista.

"O samba eu ouvi várias vezes e é muito bonito mesmo. (...) O enredo foi muito bem feito. Tive oportunidade de ver o desenho das fantasias e fiquei muito impressionado com a qualidade. Fico feliz por eles terem concretizado tudo isso", afirmou Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário