segunda-feira, 24 de março de 2014

Programa Negócio Certo Rural retoma calendário na Baixada Maranhense

O mês de março marca a retomada da oferta dos cursos de capacitação promovidos pelo programa Negócio Certo Rural (NCR), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no estado. Durante toda a semana de 17 a 21 de março, equipes da unidade regional do Sebrae em Pinheiro e do Senar estiveram percorrendo municípios da Baixada Maranhense para sensibilizar pequenos produtores interessados em participar do programa.
As cidades de Santa Helena, São Bento, Apicum Açú, Serrano do Maranhão e Olinda Nova do Maranhão estiveram no itinerário da ação, da qual participaram a gerente do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; a supervisora e coordenadora do Senar, Agriciomar Melo, junto a sua equipe de consultores. Nos municípios visitados, a comitiva foi recebida por técnicos das secretarias municipais de agricultura. O objetivo das visitas foi para formalizar grupos de produtores interessados em participar do NCR.  
O programa “Negócio certo Rural” prevê capacitar mais de 180 produtores rurais durante os meses de março, abril e maio, sempre aos finais de semana – numa adaptação para não comprometer o ritmo de produção das pequenas propriedades rurais da região.
O NCR é um programa de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais que busca auxiliar os participantes na melhoria de negócios existentes, além de incentivar a implantação de novas atividades nas pequenas propriedades.O programa visa ainda capacitar os donos de propriedades rurais, bem como seus colaboradores, preparando este tipo de empreendedor para a competitividade do agronegócio.
A capacitação garante, aos participantes, certificados e uma gama de conhecimentos necessários para a gestão das propriedades rurais como um verdadeiro negócio. É um programa socialmente inclusivo que contribui para a melhoria da gestão das pequenas propriedades nos mais diversos seguimentos da agricultura regional, como a piscicultura, mandiocultura, ovinocaprinocultura, avicultura, horticultura e outros.
Durante a capacitação, com cinco encontros com oito horas cada, mais duas consultorias nas propriedades participantes, o programa realiza um diagnóstico dos negócios, identifica novas ideias de atividade econômica a partir de sua realidade e de potencialidades regionais, buscando informações para avaliar suas ideias e, ao final, elabora um plano de negócio para a pequena propriedade.
O calendário do início das capacitações por município ficou definido, sendo que todos os sábados até maio terão encontros:
·         São Bento: 05 e 06 de Abril;
·         Apicum Açú: 27 de Março;
·         Serrano do Maranhão: 28 de Março;
·         Santa Helena: 28 de Março;
·         Olinda Nova: 27 de Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário