quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TURIAÇÚ - Reunião discute soluções para mau atendimento bancário

Devido ao falecimento de um cliente de 75 anos enquanto aguardava atendimento na agência do Bradesco no município de Turiaçu (a 469 km de São Luís), ocorrido no dia 1º de novembro, a Promotoria de Justiça da Comarca realizou, em 7 de novembro, reunião para discutir soluções para otimizar o atendimento na agência bancária.
Segundo o promotor de justiça que responde temporariamente pela Comarca, Hagamenon de Jesus Azevedo, houve negligência, demonstrada pelo excesso de exigências para atender o cliente falecido, Lucas Evangelista dos Santos. Mesmo com a esposa do idoso tendo apresentado atestado médico e procuração pública, o gerente da agência, Cleudimar Silva Moura, exigiu que o cliente adentrasse a agência, que estava lotada de clientes no momento.
O caso está sendo apurado pela Promotoria de Justiça e pela Delegacia da Comarca.
Coordenada pelo representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) em Turiaçu, a reunião teve a participação do gerente da agência do Bradesco; da viúva e do filho do cliente falecido, Nerilourdes Morais Santos e Joandson Morais, respectivamente; do presidente da Câmara Municipal de Turiaçu, Edimar Ribeiro Filho; dos representantes da Associação Comercial e dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dos Trabalhadores na Educação e dos Servidores Públicos do município.
Também participaram da reunião o secretário de Agricultura do município, Murilo Santos; além de outros cinco vereadores municipais e de integrantes da comunidade local.
SEM PADRÃO DE SEGURANÇA
O promotor de justiça Hagamenon Azevedo relata que, desde julho deste ano, o MPMA tem tentado resolver o problema do mau atendimento bancário no município, inclusive com a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “A instituição bancária sempre se posiciona de forma protelatória”, afirma.
Na agência do Bradesco, que tem o perfil de um posto de atendimento, são atendidos mais de oito mil aposentados e mais de dois mil servidores municipais, dentre outros clientes. Funciona em um pequeno espaço, com estrutura deficiente para atender todos os clientes. São três funcionários para uma população de 35 mil habitantes.
Durante a reunião, o gerente da agência admitiu que o prédio atual do banco no município não tem o padrão de segurança requerido para atender à demanda. Relatou, ainda, que a instituição bancária está à procura de um local para abrigar a agência e ainda não alugou um novo prédio por falta de estrutura dos que foram encontrados até aquele momento.
 
Também foram discutidos problemas como a ampliação do espaço físico da agência, a operacionalização do pagamento dos servidores municipais, a falta de dinheiro no número resumido de caixas eletrônicos do banco nos finais de semana e feriados.

Como solução foi sugerida a instalação no prédio da Prefeitura de dois caixas eletrônicos para o funcionalismo público, que ficariam sob a responsabilidade da administração municipal. Outra sugestão foi a instalação de mais um caixa eletrônico, que só entraria em operação nos horários de pico, evitando a formação de filas no interior da agência.
Na avaliação do promotor, durante a reunião, o banco não apresentou uma proposta convincente, alegando falta de autonomia da agência para tomar providências para otimizar o atendimento.
NOVA REUNIÃO
O presidente da Câmara de Vereadores informou que foi apresentado o Projeto de Lei Municipal 021/2013, que dispõe sobre o tempo de atendimento ao público, nas agências e nos correspondentes bancários. O projeto já foi aprovado e aguarda promulgação, uma vez que o prazo para sanção pelo Executivo já venceu.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 28 de novembro, a ser realizada no auditório da Escola Municipal leda Ribeiro, na qual será reavaliada a situação do atendimento bancário e serão apresentadas propostas soluções definitivas.
A reunião deve ter a participação do prefeito de Turiaçu, dos vereadores municipais, do gerente regional do Bradesco no Maranhão e do gerente da agência no município.
Redação: CCOM-MPMA, com informações da Promotoria de Justiça da Comarca de Turiaçu

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