terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bequimão recebeu dois Médicos cubanos do programa Mais Médicos

foto 3
Duas médicas cubanas, que chegaram a Bequimão pelo Programa Mais Médicos, foram recepcionadas pela população e por autoridades locais, nesta segunda-feira (04). Em articulação com o governo federal, o prefeito Zé Martins (PMDB) e o secretário de Saúde, Bastico Moraes, conseguiram incluir Bequimão entre os primeiros municípios maranhenses a receber o programa. Agora, contando com os já contratados pela Prefeitura, são 14 médicos atendendo no município.
As médicas Odalys Baro Sanchez e Odalis de Cardena Mejias são experientes em programas de assistência básica à saúde na América do Sul. Sanchez participou da missão Bairro a Dentro, realizada na Venezuela, e de outra missão na Bolívia. Mejias também atuou entre os bolivianos e na Guatemala.
Nessas experiências, segundo as médicas, o trabalho dos cubanos teve bons resultados, com diminuição da mortalidade infantil, dos índices de morte materna e de doenças do coração. “Nosso trabalho é, fundamentalmente, de prevenção, conhecendo e acompanhando nossos pacientes. Isso que viemos fazer aqui”, destacou Odalys Sanchez.
Antes de chegar a Bequimão, elas passaram por treinamento durante um mês, em Fortaleza, quando puderam conhecer melhor as doenças que mais afligem os moradores da região onde vão atuar e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas assistiram, também, aulas de português. “É bastante parecido com o Espanhol, por isso, acredito que em mais um mês vamos nos comunicar ainda melhor com os brasileiros”, disse Odalis Mejias, em “portunhol”.
Além das barreiras da língua, elas se dizem prontas para enfrentar os desafios da saúde em Bequimão. Para isso, apostam no atendimento humanizado. “Eu penso que o médico tem que ser muito humanista e sentir muito amor e dedicação por sua profissão. Queremos compartilhar isso com nossos colegas brasileiros e ajudar a população”, frisou Mejias.
Recepção
As médicas foram acolhidas com o calor humano característico dos bequimãoenses. Na frente da prefeitura, populares e autoridades as saudaram com palmas. Elas chegaram acompanhadas do secretário de Saúde, Bastico Moraes, que lembrou os intensos esforços para que o município conseguisse participar logo do Mais Médicos. “Em curto tempo, esse trabalho diuturno já apresenta resultados. O intercâmbio com os cubanos deve ser maior ainda. Até março de 2014, vamos receber mais quatro médicos e ampliar nossa equipe para 18 profissionais”, ressaltou o secretário.
O prefeito Zé Martins, em seu pronunciamento de acolhida, enfatizou que o Mais Médicos é um amplo pacto para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS. “Um programa desses não leva só médicos e saúde; leva, também, cidadania, dignidade e justiça social aos brasileiros necessitados e, de uma forma especial, aos bequimãoenses”, afirmou o prefeito.
Zé Martins elogiou a atitude do Governo Dilma e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por darem prioridade aos postos de saúde e à atenção básica de saúde. Às cubanas que já estão no município, o prefeito garantiu que cumprirá sua parte. Pelo Mais Médicos, o profissional receberá do governo federal um salário de R$ 10 mil e mais ajuda de custo. Os municípios ficam responsáveis de arcar despesas de alimentação e moradia.

A movimentação foi acompanhada pelo vice-prefeito Pedro Acará e pelo ex-prefeito Juca Martins. Participaram, também, os secretários de Administração, José Orlando Martins; de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro; de Assistência Social, Neide Rodrigues; de Esportes, Kell Pereira; de Segurança, Cassiano Abreu; de Pesca, Nhô da Colônia; de Indústria e Comércio, Ademar Costa; da Extrema Pobreza, Sinara Almeida; e pela secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo. Estiveram na recepção os vereadores França (presidente da Câmara Municipal), Jorge Filho, Vetinho, Amarildo e Robson Cheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário