quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Em Turiaçu, produtores esperam colher safra recorde de abacaxis

Com um sabor doce, que torna ainda melhor uma fruta muita apreciada em todo o país, o abacaxi de Turiaçu teve este ano a maior safra já registrada. Com isso, produtores, feirantes e consumidores comemoram a queda no preço e o aumento das vendas.
A placa com o nome da cidade é a maior propaganda do produto. Em vários pontos da capital maranhense, distante a 152 quilômetros de Turiaçu, é possível encontrar bancas vendendo o fruto. Quem compra, sabe bem o motivo. “Minha mãe adora porque é mais doce. É muito bom”, disse o estudante Matheus Silva.
Essa espécie tem a coloração bem amarela, a polpa avermelhada, se tornou conhecida pelo gosto. “O povo fala que o abacaxi de Turiaçu é muito bom e quando você consome, vê que tem um outro paladar”, explicou o motorista José Ribamar Moraes.
A cidade é a maior produtora do fruto no Estado e um dos principais destinos é São Luís. A venda na capital maranhense é garantida, principalmente pela fidelidade dos consumidores. “O teor de açúcar do abacaxi é muito bom. É o abacaxi mais doce do Brasil. Quando a gente começa, não quer parar”, afirmou o aposentado Péricles Bernardino.
Uma das agricultoras que apostou na colheita do fruto disse que plantou mais de 140 mil de abacaxi no ano passado. Agora, comemora o resultado da safra. “Está bem melhor. Houve bastante chuva em nossa região e estamos prevendo plantar mais”, revelou a produtora rural Luzenias Ribeiro.
Com as condições favoráveis, os produtores esperam um recorde na colheita, superando a casa dos quatro milhões de abacaxis. “Tem muito abacaxi e a safra deve se estender até fevereiro”, afirmou o feirante Domingos Pereira. Com tanta oferta, o produto sai bem barato e está sendo comercializado a pouco mais de R$ 3 a unidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário