segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bequimão: Em caminhada, mulheres declaram apoio à reeleição do prefeito Zé Martins

As mulheres de Bequimão foram às ruas, neste domingo (11), para declarar apoio à reeleição do prefeito Zé Martins. O movimento convocado pela primeira-dama do município, Vânia Martins, teve ampla adesão do público feminino, cumprindo com o objetivo de demonstrar a força e o papel da mulher nas decisões políticas.
Ainda era cedo da manhã quando começou a concentração na casa do prefeito. Com o lema “Mulheres na rua, Zé Martins continua”, elas defenderam o prosseguimento da administração que mais obteve avanços em políticas públicas para as mulheres. Durante sua primeira gestão, ele foi pioneiro ao criar a Coordenação da Mulher, vinculada à Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.
“As mulheres atenderam ao nosso chamado, porque também querem ser protagonistas desse momento tão importante para a definição do futuro de Bequimão. Elas vieram pela convicção de que o prefeito Zé Martins tem olhado com bastante atenção para os problemas que afetam as mulheres, principalmente na saúde, esporte, lazer e na assistência social”, destacou a primeira-dama, Vânia Martins.
Elas se vestiram de vermelho, com balões, placas e bandeiras nas mãos. Por todo o trajeto, relembravam as ações voltadas às mulheres promovidas pelas diversas secretarias do município. Na Saúde, o prefeito Zé Martins disponibilizou serviços que antes não eram oferecidos em Bequimão, como a ultrassonografia da mama. Ele também implantou o pré-natal de rotina, realizado de segunda a sexta, nas Unidades Básicas de Saúde, e o acolhimento ao parto humanizado. Desde 2014, distribui no mês de março o kit-maternidade para todas as gestantes cadastradas no programa. As grávidas receberam, ainda, repelentes para evitar o vírus da zyka (em Bequimão, não há um caso de criança nascida no município com microcefalia).
Na administração de Zé Martins, ganharam destaque, também, as campanhas do Outubro Rosa e a Carreta da Mulher (em parceria com o Governo do Estado). Ele promoveu o primeiro campeonato feminino de futebol e incentivou a inserção da mulher em competições esportivas. O município realizou diversas palestras sobre direitos da mulher, principalmente com foco na Lei Maria da Penha.

“Nossa caminhada foi simplesmente maravilhosa. A mulherada toda reunida nas ruas, dizendo que o trabalho tem que continuar”, avaliou Luzia Bouéres, participante da caminhada, que teve como marca a alegria e empoderamento das mulheres de Bequimão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário