sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura leva sete cursos do Pronatec para Bequimão

A oportunidade da formação profissional chegou para 150 jovens e adultos do município de Bequimão. Nesta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a aula inaugural de sete cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais estava lotado para a aula.
O prefeito Zé Martins participou do evento. Ele destacou os esforços da sua administração para criar oportunidades que ajudem os bequimãoenses a terem uma vida melhor. “Com os cursos que estamos trazendo para Bequimão, vocês terão mais chances de conseguir um emprego e também de serem empreendedores. Eu aposto e invisto na educação, porque sei o poder de transformação que ela possui”, ressaltou o prefeito.
Essa é a esperança de Gilce França Costa, 26 anos. Moradora do bairro Estiva, ela está satisfeita com os cursos que a Prefeitura de Bequimão está oferecendo pelo Pronatec. “Eu terminei de estudar e, no momento, estou desempregada. Mas a gente está vendo que o prefeito entrou agora e ele está se preocupando com as pessoas. Espero que ele continue assim, se preocupando com as pessoas que votaram e acreditaram nele”, afirmou a estudante.
O SENAC é a instituição responsável pelos cursos de “Agente de Limpeza e Conservação”, “Auxiliar Administrativo”, “Cabeleireiro Assistente”, “Depilador”, “Manicure e Pedicure”, “Porteiro e Vigia” e ” Vendedor”. Estão sendo viabilizados, segundo prefeito Zé Martins, convênios com o SENAI e SENAR para mais cursos.
Na aula inaugural, o SENAC foi representado pela supervisora pedagógica da Unidade Móvel, Mônica Andrea Rego Sousa. Ela explicou que os cursos oferecidos em Bequimão têm como foco a empregabilidade, mas também com incentivo ao empreendedorismo. “Este é um programa que visa favorecer a comunidade e, sobretudo, garantir a inserção das pessoas no mundo do trabalho”, afirmou .
A supervisora explicou detalhes do programa, enfatizando que as aulas terão 4h de duração por dia. Os alunos receberão uma bolsa de R$ 2,00 por hora/aula. O Pronatec funcionará na Unidade Escolar Aniceto Cantanhede, o Centro, e na sede do CRAS, que fica no bairro Cidade Nova.
Demanda
Para as 150 vagas oferecidas, houve 222 inscrições. Quem não conseguiu ingressar em algum dos cursos, ficou no cadastro de reserva. A grande procura foi uma demonstração do interesse que os jovens de Bequimão têm em  buscar uma qualificação profissional. “É uma felicidade ver tantos jovens aqui aproveitando essa oportunidade. Empenhem-se e assumam o compromisso de levar esses cursos até o final”, orientou a secretária de Assistência Social, Neide dos Santos Rodrigues, durante a aula inaugural.
O vereador Valmir Batista, que colaborou na articulação do programa, disse que a pactuação de mais cursos vai depender, também, dos resultados que forem obtidos nesses sete primeiros. “Vocês devem se dedicar, para que possamos correr atrás de mais cursos. Para virem outros, precisamos mostrar que há demanda em Bequimão por cursos profissionalizantes”, frisou o vereador.
Se depender do interesse de jovens como Maciel Pereira Alves, 20 anos, o programa será um sucesso. “Eu estava meio parado, sem fazer nada, e espero que esse curso seja uma boa para nós todos. Dá uma esperança a mais de uma caminhada melhor”, garantiu o jovem.
Participaram da aula inaugural os secretários municipais de Saúde, Bastico Moraes; Administração, José Orlando Martins; Indústria e Comércio, Ademar Costa; Agricultura, Creuber Pereira; Esporte, Kell Pereira; Finanças, João de Castro Ribeiro, além do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Manoel de Jesus Macedo Borges; do interlocutor do Pronatec no município, Carlos César Paixão; da interlocutora suplente do Pronatec e coordenadora do CRAS, Neudilene Almeida; representando a Secretaria Municipal de Educação, José Ribamar Rodrigues Pereira; a coordenadora do Creas, Maria da Natividade Nogueira Lima; e o vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Maria Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário