quinta-feira, 17 de outubro de 2013

José Márcio fala sobre investimentos na saúde em palestra no Ceuma

O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite, foi um dos palestrantes nesta quinta-feira (10), no Espaço Renascença, do I Congresso da Saúde e Bem-Estar do Maranhão, que encerra nesta sexta (11). O evento é promovido pela Universidade Ceuma e teve como público alvo profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde da região de São Luís. 
José Márcio Leite disse que o Governo do Estado está investindo mais de R$ 1 bilhão construção de novas unidades hospitalares de 20 leitos, hospitais regionais de 50 e 100 leitos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e reformas de hospitais de alta complexidade, montando um eixo verticalizado de atendimento de acordo com o PIB. “O estado está preparado para absorver todos os recursos humanos que estão sendo formados pelas universidades públicas, privadas e filantrópicas”, falou José Márcio.
Estavam reunidos no I Congresso de Saúde, profissionais dos cursos de Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Estão sendo abordados temas como Políticas Públicas de Saúde e Bem-Estar, Saúde do Idoso, Saúde do Homem e da Mulher, Saúde do Trabalhador, Saúde Vocal, Saúde Mental e Saúde Bucal.

O médico José Márcio Leite chamou a atenção dos estudantes para a importância da integração do ensino e serviço. Ele disse que, tradicionalmente, instituições que detém serviços assistenciais – estado e municípios – não abraçaram o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Encontros como estes são importantes para quebrar o muro que separa ensino, pesquisa e extensão e mostrar que a saúde é um problema e solução deste conjunto, e não uma questão isolada de cada setor”, observou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário