sábado, 28 de março de 2020

Juíza de Santa Helena inaugura sala de videoconferência da UPR de Pinheiro

A Juíza Cynara Elisa Gama Freire, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Helena, utilizou na última terça-feira (24) o sistema de videoconferência para realizar audiências com réus presos em processos que tramitam no Fórum da Comarca de Santa Helena-MA, oportunidade em que inaugurou a sala de videoconferência da Penitenciária Regional de Pinheiro. Na data, aconteceram quatro audiências de instrução criminal por videoconferência, pelo sistema WebConferência do TJMA, além das duas audiências com internos da UPSL, em São Luís-MA.
Durante o período de Plantão Extraordinário do Poder Judiciário devido às medidas preventivas ao contágio pelo novo Coronavírus, magistrados e servidores de todo o Estado estão atuando através do trabalho remoto, utilizando a videoconferência para realização de audiências e reuniões, de forma a garantir a continuidade dos serviços judiciais e o atendimento à população. A Diretoria de Informática disponibiliza um tutorial para o acesso à ferramenta de videoconferência no Portal do Poder Judiciário.
Os advogados realizaram uma videoconferência privada com os seus clientes, antes do início da audiência, haja vista que estavam em municípios e estados diferentes.
Além da magistrada, participaram do ato judicial o promotor de Justiça Francisco Antônio Oliveira Milhomem, o defensor público Pablo Diórgenes Furtado de Carvalho, e os advogados Diego Albuquerque Augusto Pimentel (atuante em Governador Nunes Freire) e Fernando Magalhães Pereira Júnior (atuante Belém-PA).
Nas audiências foram ouvidas as testemunhas que estavam em Belém e Policiais que estavam de serviço em Povoados do Maranhão – que utilizaram o celular para acessar o link da sala virtual de audiência da magistrada no sistema WebConferência. Uma testemunha oriunda do Pará que ficou impossibilitada de seguir viagem ao Maranhão, teve sua oitiva por celular, realizada devido ao envio do link de acesso à sala de audiência virtual pelo WhatsApp WEB.
A utilização desta ferramenta foi bem recebida pelos diretores da Penitenciária Regional de Pinheiro, Evandro José Alves Matos, Gerson Pedro Cunha e Afonso Celso Pinheiro Filho, e aos funcionários Carla Michele Canindé Rodrigues, Welligton de Sousa Ribeiro e Luiz Alves Alves Sá, que não mediram esforços para a realização das audiências.
“As audiências de videoconferência com os internos de São Luís, foram realizadas também devido ao empenho do senhor Rubens Ferreira Alves, Supervisor de Segurança Interna e do funcionário Fernando Carneiro”, observa a magistrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário