segunda-feira, 4 de junho de 2018

Que sirva de exemplo para os eleitores maranhenses


Não é de hoje que o Blog do Jorge Aragão alerta para a problemática das pesquisas eleitorais, que, infelizmente, seguem influenciando alguns eleitores quando da importante decisão do voto.
Entretanto, os números de boa parte das pesquisas seguem bem diferente da realidade dos votos das urnas. Nesse fim de semana, tivemos mais um exemplo dos erros das pesquisas eleitorais.
Em Tocantins, de maneira absurda, os eleitores voltaram as urnas para uma eleição suplementar e eleger um governador que só ficará no comando do Estado até o dia 31 de dezembro deste ano, já que daqui a menos de quatro meses teremos, em todo o Brasil, as eleições gerais de outubro, e os tocantinenses voltam as urnas para eleger um novo governador que assume o cargo em 01 de janeiro de 2019.
O curioso é que nenhuma das duas últimas pesquisas divulgadas no Tocantins, apesar da disputa equilibrada, acertaram os dois candidatos que estariam no 2º Turno da disputa no Tocantins.
Na pesquisa do Portal Stylo, a disputa no 2º Turno seria entre Mauro Carlesse (PHS) e Carlos Amastha (PSB), Já Vicentinho Alves (PR) aparecia só na terceira colocação com 12,2% das intenções de voto (veja aqui). Na pesquisa VOPE, por sua vez, a liderança era de Vicentinho com 31%, analisem a diferença entre as duas pesquisas na questão dos votos para o candidato do PR.
Nessa pesquisa VOPE, o primeiro colocado nas eleições, Mauro Carlesse aprecia apenas na terceira colocação com 15%, e, portanto, fora do 2º Turno. A segunda colocada nesse levantamento seria Kátia Abreu (PDT) com 19% (veja aqui).
Ou seja, um disparate incrível, pois nenhum dos dois últimos levantamentos acertou os dois candidatos que chegaram ao 2º Turno e com números bem distintos. O resultado das urnas foi Mauro Carlesse com 30% e Vicentinho Alves com 22,22%.
E que o exemplo vivo e recente das pesquisas do Tocantins, sirva para os eleitores maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário