sexta-feira, 13 de abril de 2018

Bumba meu boi pode receber título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco

O Complexo Cultural do Bumba meu boi, nomeado patrimônio histórico e artístico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é uma celebração artística que pode se tornar patrimônio cultural e imaterial da humanidade perante a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A festa do Bumba meu boi é uma tradição maranhense desde o século 18 e conta com performances dramáticas, musicais, coreográficas, exposição de artesanatos, bordados do boi e confecção de instrumentos musicais, além de possuir mais de 400 grupos divididos em zonas urbana e rural de São Luís e em mais de 70 outros municípios.
Em busca de apoio para que o Bumba meu boi se torne patrimônio cultural e imaterial da humanidade, o deputado federal Victor Mendes (MDB-MA) esteve presente na cerimônia de entrega do dossiê da candidatura ao Ministério de Relações Exteriores para o reconhecimento internacional da Unesco.
“É o primeiro passo para um processo longo de reconhecimento dessa riqueza cultural do nosso estado. É uma cultura muito importante do nosso povo do Maranhão e do Brasil”, afirma o deputado.
O Bumba meu boi conta a história de um escravo chamado Pai Francisco, que matou um gado de estimação do senhor da fazenda devido o desejo de sua esposa grávida de comer língua de boi. Diz a lenda que o senhor da fazenda chamou pajés e curandeiras para ressuscitá-lo. Após o animal voltar à vida, a comunidade local entrou em festa. A festa do Boi pode receber esse título caso o projeto do deputado federal Victor Mendes alcance essa conquista.
Confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário