segunda-feira, 16 de abril de 2018

Abertura dos Jogos Escolares Alcantarenses mostra grandeza, talentos e muita competitividade

A primeira fase dos Jogos Escolares Alcantarenses mostrou que dedicação, talento e muita competitividade  durante dois dias de muito esporte. Na sexta-feira (13) aconteceu a solenidade de abertura com presença de autoridades municipais e estaduais. O ginásio Aquiles Batista, na Escola de Tempo Integral Aquiles Batista Vieira, ficou pequeno para alunos, professores, pais e torcedores que compareceram lotando as dependências do ginásio. Nas arquibancadas os torcedores fizeram a festa com bandas e charangas. Na quadra, os atletas mostram talento e fizeram a alegria de todos os presentes.
Com quatro modalidades na competição (Xadrez, Futsal, Dama e Atletismo), nove escolas entre municipais, estadual e federal estão participando dos Jogos Escolares Alcantarenses, no masculino e feminino. Na abertura oficial, sexta-feira (13), no futsal feminino o Colégio Aquiles Batista não tomou conhecimento da Equipe do Anexo Oitiua e venceu por 8×0. Já no futsal masculino, o IFMA bateu o anexo Oitiua por 4×0. As duas primeiras partidas já davam sinal de uma competição com muita emoção e chuva de gols.
No segundo dia, sábado (14) os jogos foram realizados até sair os semifinalistas, tanto no masculino e feminino. No Xadrez, a final será dia 5 de maio, mesmo dia da final de dama masculino e feminino. Os finalistas são Oitiua x Cajueiro nas duas categorias. As provas de atletismo serão realizadas no dia 28 de abril. O campeão de cada modalidade representará o município de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS 2018). No futsal a bola rolou com partidas eletrizantes e uma chuva de gols. Não teve favoritos, mas a emoção tomou conta do ginásio o dia todo. Foram 60 gols nos dois primeiros dias de competição.
Mesmo sendo organizado pela primeira vez, os Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS) mexeram com a comunidade estudantil. O sonho de participar de uma competição estadual é o principal aperitivo em quadra. “A gente aprende muito, passa a respeitar mais nossos colegas, mesmo que seja de outra escola. Essa competição mostra que educação não está baseada apenas na leitura, mas na socialização estudantil. A partir de agora podemos mostrar que estamos preparadas para jogar contra escolas de outras cidades com São Luís e Imperatriz. Levaremos muito aprendizado e disciplina, mesmo não estando classificadas para a final”, destacou a estudante Ewellin Beatriz, da Escola Caminho das Estrelas, do CLA.
No futsal masculino os classificados para as semifinais foram Raimundo Sú (Escola Newton Belo), Arenhengaua (Escola Dom Pedro II), Escola Caminho das Estrelas – CLA e Oitiua (Escola Duque de Caxias). Já no feminino as escolas classificadas foram Duque de Caxias (Oitiua), Inácio de Viveiro Raposo (Sede), Barão de Grajaú (Cajueiro) e Dom Pedro II (Arenhengaua). As semifinais acontecem dia 28 de abril. A grande final de todas as modalidades será dia 5 de maio.
Para o secretário de Juventude, Hermison Martins, o evento superou as expectativas na primeira fase e deve aumentar ainda mais nas fases finais. “Como o próprio tema já diz, “Esporte e Educação, formando cidadãos”, nossa competição mostra a responsabilidade que temos com nossa juventude, dando oportunidades, evitando que muitos se percam no mundo das drogas e outros crimes. Daqui vão sair grandes talentos que vão representar nosso município nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS). Além disso, estamos entrando para a história por realizar os Jogos Escolares Alcantarenses pela primeira vez. Nosso principal objetivo é descobrir talentos e fortalecer a educação”, destacou.
Estiveram presentes na abertura dos Jogos Escolares Alcantarenses, os secretários Hermison Martins (Juventude e Esporte),Marcelina Serrão (Cultura e Turismo – representando o prefeito Anderson Wilker que cumpria agenda da gestão em São Luís), Rowsyklea Araújo (Educação) e Erinaldo Pereira (Agricultura), o vice-prefeito Sargento Leitão, o vereador Guterres Filho, o Assessor da Secretaria de Esporte do Estado, Miguel Pinheiro, os assessores da secretaria de Juventude e Esporte, Maurício Cesar, Alim Pereira e Valdemar Gusmão Filho (Guará), além de servidores da Secretaria de Educação, parceira no evento e voluntários que deram o sangue do início ao fim. O JEAS teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais no local do evento e uma ambulância presente.
JOGOS REALIZADOS NA PRIMEIRA FASE
FUTSAL MASCULINO
Ifma 4×0 Oitiua
Oitiua 1×0 Cajueiro
Raimundo Sú 2×4 Arenhengaua
CLA 1×0 Cajueiro
Raimundo Sú 2×3 Inácio de Viveiro
Ifma 5×5 Arenhengaua
FUTSAL FEMININO
Aquiles Batista 8×0 Oitiua
Oitiua 6×2 Cajueiro
Inácio de Viveiro 5×0 Arenhengaua
CLA 0x3 Cajueiro
CLA 0x9 Oitiua
As meninas foram melhores de pontaria na primeira fase e balançaram as redes 33 vezes. Já os meninos só acertaram a pontaria 27 vezes. Vale lembrar que em dois jogos no masculino as partidas foram vencidas com o placar mínimo (1×0). Já as meninas fizeram (9×0), sendo a maior goleada até agora na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário