quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sebrae capacita produtores de farinha de mandioca em boas práticas de fabricação

Um grupo de 16 produtores rurais do povoado Bandeira – distante comunidade rural integrante do município de Santa Helena, na Baixada Maranhense – recebeu, pela primeira vez, a capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca para implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado, numa promoção do Sebrae no Maranhão, tendo sido realizado no período de 06 a 10 de abril.
O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca é fruto de parceria entre a unidade regional do Sebrae em Pinheiro e a Prefeitura Municipal de Santa Helena, através da Sala do Empreendedor. Também é resultado das articulações do Agente de Desenvolvimento Local que atua no município – e que foi capacitado pelo Sebrae. 
O consultor do Sebrae Nelson Aguiar, que ministra a capacitação, ensina as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo ova, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto adequado da massa, dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a renda familiar. Ele tratou ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.
O produtor Antônio Roberto Costa, morador da comunidade, acredita que o curso vai ajudar muito os 16 participantes do grupo a produzir mais e com maior qualidade. “Será muito importante para mim porque minha produção não tem a qualidade ideal, eu reconheço. A partir do curso, espero que não somente eu, mas toda a comunidade, a vender melhor nosso produto”, observou Costa.
Durante o encerramento da capacitação, o gestor de projetos do Sebrae Raimundo Júnior, juntamente com a representante da Sala do Empreendedor, Ivonete Lopes; e o representante da associação União dos Agricultores Familiares da Comunidade São Francisco, José Rubens Nogueira, fizeram a entrega de certificados aos participantes da capacitação que, em clima de confraternização, encerraram as atividades com entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário