segunda-feira, 13 de abril de 2015

Mais de 50 mil pessoas atravessaram a Baía de São Marcos na Semana Santa

A Operação Semana Santa desenvolvida pelo Estado nos terminais de embarque de ferry-boat, do dia 1º até a terça-feira (7), registrou uma movimentação de 52.446 pessoas e 7.325 veículos, que atravessaram a Baía de São Marcos no feriadão. As ações foram coordenadas pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) com participação do Corpo de Bombeiros, Detran-MA, reforço da Polícia Militar e apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

“Tivemos um balanço positivo com o novo fluxo de embarque adotado no Terminal da Ponta da Espera funcionando conforme o esperado”, afirmou o gerente de Terminais Externos da Emap, Glauco Vaz. Ele destacou que desde o início da gestão Flávio Dino, a Emap está desenvolvendo ações integradas com as instituições parceiras para evitar desconforto aos passageiros, ocasionados no período de aumento da demanda.

Além da reordenação do fluxo de passageiros, com atenção às prioridades de embarque, a estratégia contemplou o combate à superlotação de ônibus e vans, com reforço policial e organização do tráfego, além de uma ambulância, blitz de educação no trânsito e instalação de banheiros químicos para apoio na espera pelo embarque.

Plano integrado

Desde o carnaval – período em que ocorre o maior fluxo de pessoas nos terminais – a gestão estadual colocou em ação um plano integrado de melhoria para os terminais, que contou com a participação do Detran-MA, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Cultura, em conjunto com as operadoras que atuam nos terminais, além de parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A força-tarefa emergencial possibilitou a recuperação asfáltica e melhoria da iluminação pública do trecho de acesso ao terminal da Ponta da Espera, o que proporcionou mais segurança aos usuários. O projeto para os terminais integra um plano de ação mais amplo, que prevê melhorias de infraestrutura tanto para o Terminal da Ponta da Espera quanto para o Cujupe.

Obs: O problema não era somente a iluminação ou tapar alguns buracos. O problema maior é o descaso com que os proprietários e funcionários dos ferrys tratam os passageiros. Nisso nada, absolutamente nada mudou...

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