quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pinheiro vai realizar mais uma edição do FESMAP

Abrilhantando mais ainda a realização de um dos festivais de música resistência no Maranhão, grandes nomes da música maranhense, brasileira e internacional, estarão na 24ª edição do Festival de Música Popular – Fesmap, que acontece no período de 25 a 27 deste mês, na cidade de Pinheiro, na baixada maranhense. Destaque para o cantor e compositor maranhense, radicado no Ceará, Gildomar Marinho, que acompanhado por sua banda, abrirá o Fesmap, (sexta-feira), apresentando canções de sua autoria.
Para o segundo dia do evento, (sábado), os apreciadores da boa música e fãs do Festival, terão a apresentação do cantor e compositor Rommel Ribeiro, músico maranhense que se  mudou para o Canadá em  2006 e, de lá pra cá, passou a praticar uma intensa atividade musical entre diversas cidades, notoriamente Montreal, Ottawa e Toronto.
“O Fesmap tem um significado especial para o cenário musical. A cada ano, este Festival dá um novo gás à música maranhense, acentuando-se a região da Baixada que é um celeiro de bons compositores e intérpretes”, disse Gildomar Marinho,   quando questionado sobre a importância da iniciativa para os artistas da terra que buscam uma projeção no concorrido mercado  da música.
Marinho lembra a sua participação no Fesmap desde o tempo em que figurava entre os artistas de grande expressão do Estado e apoiava, seja como jurado ou como incentivador do projeto musical. “O Fesmap é um grande acontecimento musical no Maranhão. Experiências assim deveriam ocorrer mais vezes”, disse ele.
Rommel Ribeiro, por sua vez, disse ter conhecido e vivenciado o ambiente do festival no início de sua carreira, tempos atrás quando participou como cantor e compositor. Ele afirmou ter adquirido bastante experiência na cena musical a partir da convivência com artistas regionais.
“O Fesmap tem um papel bastante significativo. Ele incentiva novos talentos. Além disso, é um espaço onde o artista pode apresentar à sociedade o seu trabalho, quando nem sempre é possível”, destacou, revelando a sua emoção pelo fato de rever velhos amigos, e agradecer quem o incentivou a ingressar na carreira quando dava os seus primeiros passos.
Revelação
O Fesmap é uma iniciativa da Fundação Cultural Pinheirense – FCP, e tem o intuito de divulgar novos talentos musicais de todo o Maranhão, premiando aqueles que se destacarem em composições e interpretações inéditas.
O projeto, consolidado no estado é um dos grandes incentivadores da Música Popular Brasileira – MPB, e tem, nesses 24 anos, contribuído para a descoberta de grandes nomes, valorizando profissionais já conhecidos no mercado e reconhecendo grandes intérpretes.
Todos os anos, o Fesmap homenageia um artista popular.  E neste, não poderia ser diferente. Desta vez, a produção escolheu para ser homenageado o poeta popular – Bartolomeu dos Santos, (Coxinho) -, nome de destaque no universo cultural e folclórico maranhense, que muito contribuiu para a divulgação da música maranhense, em especial, do folclore maranhense.
Coxinho, como ficou conhecido por todos, foi um ícone no Maranhão, por sua simplicidade. O cantador popular imortalizou no imaginário dos maranhenses a cantiga “Urro do boi”, música que encerrará o evento, interpretada pelo grupo Companhia Folclórica Fruto da Raça Show. A toada do mestre ganhou projeção nacional e foi adotada como hino do folclore maranhense.
A realização do Fesmap conta com o patrocínio da Cemar – Companhia Energética do Maranhão – através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado e tem a realização da Fundação Cultural Pinheirense – FCP, que nesta edição, premiará os melhores artistas com um total de 20 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário