sexta-feira, 4 de julho de 2014

MAIS UM ESCÂNDALO: Prefeitura de Santa Helena não paga profissionais da saúde a meses



O problema é tão sério que até o programa de combate a hanseníase pode ser banido pela Secretaria de Saúde do município de Santa Helena. Segundo pessoas próximas de alguns profissionais da saúde, a prefeitura está devendo pelo menos 4 meses de salários. Apesar de existir um acordo entre os profissionais e a secretária de saúde, apenas um mês foi pago até agora.
Diante da situação, uma médica dermatologista que cuida de pacientes do programa de combate a hanseníase do Governo Federal, pode ter abandonado o trabalho por não ter mais condições financeiras para exercer a função, já que mora fora do município.
A própria secretária de educação ameaçou parar com o programa de combate a hanseníase porque afirma que a secretaria não tem dinheiro para manter. Segundo informações, verbas de um programa são emprestadas a outro se tornando um vai e vai sem fim, o que dá a entender que existe um enorme erro de gestão. Tudo isso por causa da incapacidade dos administradores. O prefeito Lobato estaria ciente de tudo, mas parece não se importar com a situação.
O Ministério da Saúde vem apoiando os municípios que ainda apresentam concentração da doença e que estão localizados, principalmente, na região Nordeste. No final do ano passado, foram disponibilizados R$ 15,6 milhões a municípios para a implantação de ações inovadoras que acelerem o combate à hanseníase e esquistossomose.
Em Santa Helena são inúmeros os casos e as pessoas com a doença precisam de uma atenção especial. Deixar de lado um trabalho tão importante é mostrar desrespeito e fata de humanidade. Onde está o atendimento humanizado prometido e registrado como meta de governo?
Os escândalos na saúde são os principais agravantes do governo do Dr. Lobato. Tanto combateu que acabou sendo punido pelas próprias palavras. Nunca antes na história do município foram registradas tantas denúncias de abuso, falta de atendimento adequado, equipamentos, medicamentos, ambulância e falta de profissionais realmente capacitados. São poucos os que estão realmente comprometidos com um atendimento de qualidade, o que gera revolta na população. Sem falar nas mortes que repercutiram em todo estado.
Na contramão do que anda dizendo o prefeito e seus secretários (que a prefeitura não tem dinheiro), alguns dos secretários estão comprando apartamentos luxuosos em São Luis, seguindo o exemplo do patrão. Mas, isso não é pra todo mundo, tem que ser muito íntimo dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário