sexta-feira, 14 de junho de 2019

BOMBA: fraude no censo escolar deve botar vários gestores maranhenses na cadeia


Foto Ilustrativa
São escandalosas as evidências de fraudes no Censo Escolar em vários municípios do Maranhão. O próprio Ministério da Educação constatou irregularidades nos números do levantamento de 2016. De acordo com o Ministério, os dados do censo são incompatíveis com os resultados preliminares do cadastro de estudantes da rede básica. Quando o cidadão passa por algum lixão ou galpão do município e observar vários livros didáticos queimados ou jogados ao relento, pode ter certeza, houve fraude no Censo Escolar do seu município. A manipulação de dados do censo é algo colossal, uma auditoria registrou até o momento milhares de “alunos fantasmas” matriculados na rede pública. O censo 2016 contou quase 200 mil alunos a mais no estado, um crime grave, e que resulta em cadeia.
Esses números podem sofrer alterações até o final das apurações, que o Ministério da Educação pretende levantar até o mês de setembro em alguns municípios maranhenses e no próprio governo do estado.O Ministério admite que a discrepância entre os dois levantamentos deva ser ainda maior que 2016.
Como funciona a fraude
A fraude tem explicação simples. O censo é realizado com dados enviados pelas prefeituras, no caso das escolas municipais, e pelo Estado, no caso das estaduais. Seus resultados são determinantes para a destinação de verbas para os gestores dos vários níveis do sistema educacional do país. Quanto mais alunos tiver um município, maior é sua chance de obter mais volume de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e de aumentar o dinheiro destinado à merenda escolar e consequentemente desvios de recursos públicos.
 Em alguns municípios do Maranhão, os dados de 2016 estão ultrapassados a fraude já é a maior de todos os tempos no estado, para se ter ideia o blog recebeu denúncias que em apenas um município, foram criados mais de 5 mil alunos e professores fantasmas, só em creche foram criados mais de 3 mil, sendo que o município nem creche possui, a fraude é tão grande que números de alunos em creche de um pequeno município do Maranhão ultrapassa estados como Goias, nos próximos dias o blog vai listar os municípios que cometeram as fraudes.
 É mais uma serie de noticias que está sendo iniciada pelo blog, nossa redação já entrou em contato com alguns dos acusados de cometerem suposta fraude para exporem manifestações.
 A Policia Federal deve ser acionada e muita gente vai parar na cadeia, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário