segunda-feira, 30 de outubro de 2017

SEBRAE E PREFEITURA DE ALCÂNTARA REAFIRMAM PARCERIA NO CAMPO DAS POLITICAS PUBLICAS

Durante o encontro, o Sebrae apresentou sua carteira de ações empresarias que poderão ser desenvolvidas na região. No próximo dia 31, já ocorre a primeira ação prevista no planejamento estratégico, que resultará em ações conjuntas realizadas entre o Sebrae e a Prefeitura de Alcântara.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, estiveram reunidos recentemente e reafirmaram a parceria entre a prefeitura municipal de Alcântara e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae).
O encontro teve ainda a presença da gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, das gerentes de políticas públicas do Sebrae no Maranhão, Cristiane Corrêa e de Atendimento, Soluções e Interlocuções, Giovana Figueiredo e de secretários municipais de Alcântara.  O objetivo foi apresentar a carteira de soluções empresariais e de políticas públicas do Sebrae que podem ser implantadas no município.
“O principal objetivo dessa reunião será a elaboração de planejamento estratégico que vai resultar em ações conjuntas, entre o Sebrae e a Prefeitura de Alcântara, para ajudar na implementação de políticas públicas e projetos que vão trazer, com certeza, desenvolvimento para o município”, afirmou João Martins.
Uma das propostas de políticas públicas apresentadas durante a reunião, foi a de implantar no sistema de saúde do município, um trabalho de humanização que capacitará servidores públicos que atuam no atendimento à população, o que deverá melhorar consideravelmente a qualidade dos serviços prestados dentro das unidades de saúde de Alcântara.
O trabalho batizado inicialmente de “Hospital Inteligente”, será iniciado com uma palestra de sensibilização, realizada no próximo dia 31 de outubro e que explicará a equipe da secretaria municipal de saúde, de maneira aprofundada, o contexto do atendimento.
“O Sebrae tem consciência da importância das suas ações de políticas públicas dentro dos municípios que atende, por isso, essa é uma das nossas linhas de atuação na região da baixada e litoral ocidental maranhense. Nos colocamos a disposição para apoiar os municípios e construir ações que fortaleçam o território e criem um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável”, enfatizou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, que atende o município de Alcântara.
Foram demandadas também ações de políticas públicas que contemplem soluções para a área do meio ambiente e sustentabilidade, os pequenos empreendedores do campo, com capacitações e consultorias técnicas, que culminarão até o final do ano, em uma feirinha da agricultura familiar que atenda munícipes e gere renda para os produtores.
Para Anderson Wilker, prefeito de Alcântara, a parceria com o Sebrae só irá trazer benefícios para o município.
“Essa é uma excelente parceria que está se consolidando da qual colheremos bons frutos e num futuro bem próximo a cidade estará agradecendo pela parceria firmada entre o Sebrae e a prefeitura de Alcântara, que sem dúvida nenhuma trará resultados positivos. Já demos o start em algumas ações e temos certeza que com todos os programas que o Sebrae tem, só irá fortalecer as nossas iniciativas na gestão do município”, afirmou Wilker.
Outra ação que ficou definida durante a reunião, foi a implantação de ações de educação empreendedora no município já a partir de 2018. As metodologias, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Despertar e Crescendo e Empreendendo, estão sendo analisadas pela equipe da secretaria municipal de educação, que definirá em um reunião de planejamento estratégico, como funcionará o cronograma de implantação das metodologias e das capacitações, que irão acontecer no início do ano que vem, preparando os professores para a aplicação e acompanhamento.
Um assunto também muito discutido durante o encontro foi o turismo. Ações que contemplem os pequenos empreendedores locais que transformam a arte em sua fonte de renda e negócio deverão acontecer nos próximos meses. As capacitações beneficiarão desde artesões até os condutores de embarcações que transportam turistas e moradores. Eles serão formalizados e capacitados para atender melhor e com mais segurança os seus clientes.
O Sebrae destinará uma atenção especial as comunidades de Tamatatiua e Santa Maria, históricas produtoras de artesanato tipicamente Alcantarense. Uma das preocupações mais debatidas foi o pouco tempo de permanência dos turistas no município. Para solucionar essa questão, serão elaboradas ferramentas para criação de atrativos que ampliem esta estadia. O Sebrae também realizará o mapeamento turístico da região e dará apoio na elaboração do inventário turístico do município.
O Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, fez um prognóstico positivo das ações que deverão ser implantadas e destacou os benefícios que elas trarão para o município histórico de Alcântara.
“Não temos dúvida de que essa será uma parceria que proporcionará ganhos gigantescos para a população de Alcântara, seus empresários e os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente. Acreditamos no potencial que a região tem para se desenvolver e o Sebrae está preparado para auxiliar nesse desenvolvimento, trazendo ações que irão preparar empresários, gestores públicos e lideranças regionais para as mudanças positivas que se aproximam”, projetou Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário