segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Líderes do litoral ocidental maranhense iniciam discussões visando o desenvolvimento da região

O primeiro encontro abre a fase do programa que é chamada de Operacional e consiste no período em que se constroem os caminhos a serem percorridos. O segundo encontro acontece nos dias 09 e 10 de novembro novamente na cidade de Cururupu.

Com o objetivo de formular um plano estratégico pensado para promover o desenvolvimento sustentável da região do Litoral Ocidental Maranhense, líderes dos 11 municípios que integram a microrregião participaram recentemente, na cidade turística de Cururupu, do primeiro encontro do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER).

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, o vice-prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e lideranças de diversos segmentos de toda a região integram mais essa iniciativa do Sebrae.

O primeiro encontro abre a fase do programa que é chamada de operacional e consiste no período em que se constroem os caminhos a serem percorridos pelo grupo, com a finalidade de deixar de ser um grupo nominal, que é como eles chegam para o primeiro encontro, para ser um grupo cooperativo, que é o que se espera da união entre as lideranças.

Como parte da programação do programa, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, proferiu a palestra "Gente que Faz", onde compartilhou com as demais lideranças, experiências, desafios e conquistas de sua trajetória de vida como homem público e Diretor do Sebrae no Maranhão.

“Nós tivemos aqui durante neste primeiro encontro, oportunidades e experiências extremamente enriquecedoras no sentido de pensar o desenvolvimento integrado e sustentável dessa região. Todos esses representantes do poder público, do setor privado e da sociedade civil organizada estão aqui pensando unicamente no desenvolvimento desta região, gostaríamos de demonstrar toda a nossa satisfação e parabenizar as lideranças que aceitaram esse desafio de planejar os caminhos para o desenvolvimento da região do litoral ocidental maranhense”, destacou Martins.

Os participantes foram estimulados ainda a construir a identidade do grupo e desenvolver um mapa mental, onde eles apontaram como principal objetivo o desenvolvimento regional e traçaram estratégias e caminhos de como esse resultado pode ser alcançado com a colaboração de todos.
Líder do movimento negro, Elio Inácio Silva, representa uma das mais autênticas comunidades quilombolas do Maranhão, Frechal, localizada na zona rural do município de Mirinzal. Elio é uma liderança conhecida e admirada em seu meio e destacou que a região precisava de um programa para incentivar debates que convergissem para o desenvolvimento.

“Estamos precisando de um trabalho como este que o Sebrae está propondo agora, junto as lideranças de todas as dimensões, não apenas comunitárias, mas empresariais e políticas, porque precisamos que nossa região desenvolvida, seja explorada mas de maneira sustentável. Eu vejo que o caminho é esse, os setores tem que estar juntos, discutindo as propostas, levantando os problemas, pensando nas soluções para que sejam implementadas em benefício da região”, frisou Silva.

Foram discutidas, entre outras propostas, o projeto de gestão compartilhada para mudança, o desenvolvimento através das lideranças empreendedoras, oportunidades de articulação e negociação, formulação de estratégias de desenvolvimento, que passando pela institucionalização e governança, culminará na elaboração de um plano de ação que contribuirá para o futuro sustentável da região.

Empresário do ramo do turismo, Fernando Gonçalves, que possui uma pousada na ilha dos lençóis em Cururupu e uma agência virtual de viagens, foi uma das lideranças selecionadas para integrar o programa. Segundo ele, o Lider, é uma oportunidade para que os municípios da região do Litoral Ocidental Maranhense se integrem com vistas no desenvolvimento.

“Esse encontro é importante para que a gente possa compartilhar ideias, em busca do consenso geral que é o desenvolvimento do litoral ocidental Maranhense e o Sebrae está aqui como parceiro para capacitar e contribuir para que possamos chegar a esse objetivo. Sabemos que temos o nosso potencial, mas também temos nossas problemáticas e aqui vamos poder identificá-las e chegar as soluções o que vai aumentar sem dúvida a nossa qualidade de vida”, afirmou Gonçalves.

O programa Lider tem ainda como um de seus propósitos promover o autoconhecimento, tanto pessoal quanto ao integrar um grupo com características específicas como interação, qualificação, institucionalização e a capacidade de adaptação.

O PROGRAMA LIDER
O Programa Lider, é uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios.


“O primeiro encontro superou nossas expectativas, as lideranças mostraram-se engajadas e comprometidas com a proposta do programa e nós não temos dúvida que a cada encontro esse engajamento e essa determinação deles só irá aumentar. Agora, seguindo o cronograma, o segundo encontro acontece nos dias 09 e 10 de novembro novamente na cidade de Cururupu”, afirmou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário