domingo, 8 de outubro de 2017

Juçara ou Açaí? Saiba qual a diferença entre os frutosAçaí à esquerda (euterpe oleracea) e Juçara (Euterpe edulis).

Açaí à esquerda (euterpe oleracea) e Juçara à direita (Euterpe edulis). Foto: Divulgação

Parece juçara, mas, na verdade, é açaí. A “juçara” que todos os maranhenses conhecem, e é sucesso em todo o estado, na verdade é açaí. 
“O que a gente tem no Maranhão é a euterpe oleracea que todo mundo conhece como açaí. O único lugar do Brasil que o nome comum de açaí é juçara, é no Maranhão. No resto todo do país, é conhecido como açaí”.
Euterpe oleracea, conhecida como açaí. Foto: Reprodução.
São duas espécies diferentes, da família das arecaceaes. O açaí, de nome científico euterpe oleracea, é a palmeira encontrada em estados da região norte do país, de clima amazônico, e em alguns estados da região nordeste.
Euterpe edulis, conhecida como juçaraFoto: Reprodução.
Já a juçara, de nome científico euterpe edulis, é a palmeira encontrada em parte do Cerrado e em toda a Mata Atlântica. “A juçara pode ser encontrada, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul”, disse.
As principais diferenças entre as plantas estão na forma de uso e consumo dos frutos. “O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito. Pois, tem um palmito de valor agregado melhor. É mais adocicado, portanto, melhor para venda”.
Outra diferença está na raiz das plantas. Da raiz do açaizeiro pode nascer até quatro árvores, enquanto da raiz da juçara apenas uma árvore pode brotar. “O açaí é uma palmeira de aproximadamente 16 metros de altura. O açaizeiro vai se reproduzir na forma de touceiras, ou seja, a gente vai ter mais de uma planta por raiz. Geralmente, uma raiz vai ter de três a quatro plantas, e essas vão ser substituídas ao longo do tempo. A árvore da juçara é geralmente é mais alta. Podendo chegar ate 20 metros de altura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário