segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Deputados manifestam apoio à greve dos professores de Presidente Sarney

A greve de 120 professores da rede municipal de ensino do município de Presidente Sarney, que já dura desde o dia 21 de agosto, repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão plenária desta quarta-feira (24), entre os deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Victor Mendes (PV).
Ambos saíram em defesa dos docentes e criticaram a atual administração da Prefeitura, que segundo eles, tem se recusado a cumprir o Plano de cargos e salários dos educadores, além disso, ainda se recusa a negociar com a categoria.
Othelino Neto, primeiro a reportar o assunto, assegurou que a paralisação das atividades vem prejudicando os estudantes do ensino fundamental. “Já faz dois anos que virou lei o plano de cargos e salários, e o prefeito se recusa a cumprir ou tentar qualquer negociação. Uma falta de respeito com os professores, mas que prejudica principalmente os alunos, que ficam penalizados sem aulas, inclusive comprometendo o ano letivo”.
Depois foi a vez de o deputado estadual Bira do Pindaré se solidarizar com os educadores de Presidente Sarney. “Eu quero ser solidário com os professores, que estão aqui na luta. Eu sei o quanto é difícil fazer greve, fazer mobilização nesse país e nesse Estado. Mas, certamente vocês serão vitoriosos pela perseverança e pelo engajamento que vocês estão tendo”.
Victor Mendes, deputado da base governista, também saiu em defesa dos professores de Presidente Sarney, se colocando à disposição da categoria para intermediar um diálogo com a prefeitura municipal. “Gostaria aqui de me colocar a disposição dos docentes. Apesar de não ter mais ligação política com o prefeito Edson Chagas, estou disposto a ajudá-los tentando algum diálogo para que os senhores e senhoras sejam reconhecidos pelo trabalho que vocês têm e a importância que têm para o município, afinal, professor é uma categoria que deve ser respeitada, que deve ser valorizada, seja por qualquer grupo político ou por qualquer cor partidária, independente disso, mas a nossa educação tem que estar em primeiro lugar.”, garantiu.
Por fim, Victor parabenizou a classe pela luta e coragem de lutar por seus direitos. “Eu gostaria de parabenizá-los pela luta, pela garra que vocês têm, que é bem característica do povo de Presidente Sarney, não se intimidam, principalmente dos professores que já mudaram diversas realidades sociais, já tiveram coragem de romper com grupos políticos muito fortes, intimidadores e agora mostra, mais uma vez, a sua coragem de estar lutando para que a justiça seja feita”, finalizou.
O prefeito Edson foi ouvido pelo blog disse que foram feitos acordos com o sindicato que voltou atrás depois de envolvimento político do presidente, de uma vereadora e de alguns membros do sindicato e de professores que passaram a misturam politicagem com reivindicações salariais. Queremos e certamos atender aquilo que é possível, infelizmente misturaram as coisas e a política neste momento fala mais auto. É um direito deles. A justiça já nos deu ganho de causa e estamos esperando, passar esse período para voltarmos a conversar. Completou Edison Chagas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário