quarta-feira, 7 de maio de 2014

Assalto ao BB de Mirinzal: Identificados assaltantes mortos ao reagir à prisão, em Central do Maranhão

Os assaltantes Milton Jorge Araújo Cardoso, Rafael dos Santos da Silva e Pablo Dalton Silva Cantanhede foram mortos, na tarde dessa terça-feira (6), durante uma operação realizada pelos policiais do Grupo de Operações Especiais de Pinheiro, em companhia dos integrantes do Grupo Tático Aéreo (GTA) e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), no povoado São José, no município de Central do Maranhão. O trio é suspeito de participar do assalto ao Banco do Brasil em Mirinzal, na segunda-feira (5).
Ainda durante a perseguição aos criminosos, os policiais prenderam um dos líderes do bando, Jordano Pereira de Barros, o Cigano, de 39 anos. E, em poder dele, encontraram uma pistola 380 e dois pacotes de dinheiro em notas de R$ 50. Ele tinha sido beneficiado com a saída de Páscoa deste ano e não retornou à Penitenciária de Pedrinhas.
De acordo com as informações do delegado Jorge Silva, titular da delegacia da cidade de Mirinzal, os policiais estavam realizando buscas pela localidade e municípios adjacentes desde quando ocorreu a ação criminosa, com o apoio do helicóptero do GTA. Na madrugada de ontem, a equipe localizou Jordano Pereira no povoado de Santa Tereza, em Mirinzal.
O assaltante tentava pegar o veículo de um passageiro quando foi abordado. Com ele estavam o dinheiro e a arma. O restante do bando escondia-se no matagal e, no período da tarde, foi localizado nas proximidades do povoado São José, em Central do Maranhão. Ao serem descobertos, os bandidos trocaram tiros com a equipe de policiais e acabaram baleados. Com os três, foram encontrados quatro armas: três revólveres calibre 38 e uma pistola 380, duas motocicletas da marca Bross e parte do dinheiro roubado, num total de R$ 75 mil, segundo informações da dos delegados.
Remoção
Os corpos foram dos três elementos mortos, foram removidos para a cidade de Pinheiro, enquanto Cigano foi levado para a Delegacia de Mirinzal e em seguida por questão de segurança foi levado para Pinheiro e hoje dia 07 foi levado de helicóptero par São Luis.
As imagens internas da agência assaltadas e testemunhas confirmaram a participação dele na ação criminosa, com mais quatro homens. O assalto ocorreu no início da tarde de segunda-feira (5). Após o assalto, eles roubaram duas motocicletas e fugiram levando duas funcionárias do banco como reféns. Para amedrontar a população, a quadrilha saiu atirando para todos os lados, mas ninguém saiu ferido.
O delegado informou, também, que há possibilidade de Cigano ter participado, ainda, da tentativa de assalto ao Banco do Brasil da Cidade Operária, em São Luís, registrado no dia 24 de abril deste ano. Durante essa ação, os assaltantes atiraram contra um dos vigilantes, mas não conseguiram roubar nada.
Já o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Raimundo Ramos, disse que Cigano chegou à cidade no fim do mês passado. No dia 29, ele chegou a ir à delegacia de Mirinzal, onde se apresentou como pastor e pretendia fundar uma igreja evangélica nessa localidade.
Outros
Além desses crimes, Cigano ainda participou do assalto ocorrido em 2011 à agência do Banco do Brasil do bairro São Cristóvão, e à agência do Banco do Brasil, na Cidade Operária, no qual teria usado uma adolescente de 15 anos durante a ação, que seria sua namorada. Ele ainda teria participado do assalto ao Bradesco, na Cohab.
Em janeiro de 2011, Cigano, em companhia de Mário Jorge Garcia Costa, foi preso na cidade de Pinheiro. A prisão da dupla aconteceu quando os policiais militares foram averiguar uma situação suspeita no posto de combustível Amazonas, naquela cidade, onde havia movimentação estranha de quatro homens em dois veículos.
Durante a prisão, foram apreendidos uma metralhadora 9 milímetros, um revólver calibre 38, dois coletes, um Corsa Classic preto de placas NWX-1825, um caminhão Mercedes Benz novo, de placas KFK-6874, e uma motocicleta NXR 150, Bros, de placa NNG-4364.

Nenhum comentário:

Postar um comentário