sexta-feira, 4 de abril de 2014

Victor Mendes retorna à AL e discursa sobre ações na SEMA

Depois de fazer um reconhecimento ao deputado Magno Bacelar pelo período que o substituiu na Assembleia, “com muito brilhantismo e defendendo suas convicções”, o deputado Victor Mendes (PV) listou da tribuna algumas ações relativas à sua passagem pela Secretaria de Meio Ambiente. O parlamentar se referiu à criação e reativação de conselhos de meio ambiente e recursos hídricos, mudança da sede da secretaria, “de uma que, quando chovia a água batia no joelho, para a atual, na Avenida dos Holandeses”.
Victor Mendes contou que seu cartão de visita naquela pasta foi uma ação na Justiça do Sindicato dos Servidores que ameaçava processá-lo se não tomasse providências no prazo de uma semana. Revelou que recebeu uma Secretaria com processos oriundos de todo o Maranhão e lembrou as palavras que lhe foram ditas pelo colega Carlos Alberto Milhomem quando deixava a Assembleia para assumir o cargo no Poder Executivo: “você está saindo daqui como um deputado honesto e deve voltar para cá como um deputado honesto”.
Diz Victor Mendes que este conselho o orientou durante os três anos que permaneceu à frente da pasta. “Eu saí pela porta da frente. Posso entrar aqui e olhar nos olhos de cada um de cabeça erguida porque tenho certeza de que o Maranhão cresceu muito durante esse período na política ambiental”, frisou. Acrescentou que assumiu a Secretaria levando o nome do parlamento maranhense, o seu nome e o de sua família que ainda permanecem limpos.
O parlamentar informou que foi o primeiro secretário a deixar o cargo, ainda em dezembro, inclusive para que a governadora Roseana Sarney pudesse fazer as articulações políticas que achasse conveniente. Em seguida, foi aparteado pelo deputado Edilázio Júnior, para quem, Victor “dignificou e engrandeceu o Partido Verde, exercendo o papel de um grande secretário e com a consciência do dever cumprido”. Edilázio destacou, entre as ações do ex-secretário, a tecnologia do software e a seriedade na concessão de licenças ambientais.
Victor Mendes disse, ainda, que às vezes precisou ser duro, inclusive com colegas parlamentares. Embora tenha se esforçado para atender os pleitos dos deputados, garante que quando foi preciso soube dizer não a parlamentares, prefeitos, despachantes. Uma das conquistas detalhadas pelo deputado Victor Mendes durante sua gestão, que considera um dos maiores desafios vencidos, foi ter acesso ao Fundo Amazônia, através do BNDES. Ele explicou que são recursos internacionais, vindos da Noruega a que somente cinco estados brasileiros tiveram acesso, entre eles o Estado do Maranhão, que deve receber R$ 20 milhões de reais para combate ao desmatamento.
Referiu-se também o deputado ao Fundo Estadual de Conservação, através do qual distribuiu recursos para as diversas unidades de conservação existente no Estado. Citou, entre essas unidades, a Baixada Maranhense, especificamente a cidade de Pinheiro, o Parque do Mirador, o Rangedor, a Ilha dos Pequenos Lençóis, Barreirinhas e a Ilha de Upaon Açu.
Victor Mendes fez questão de dizer que repassou recursos para o município de Pinheiro de forma legítima e transparente. “Doa a quem doer, incomode a quem incomodar, ali está sendo feita uma grande obra e eu vou convidar todos aqueles que são contra, que torceram contra para a inauguração”. Citou também os recursos repassados para o Parque Ambiental do Mirador e para Parque Ambiental do Itapiracó. “E por que não a Baixada Maranhense, porque meu pai é prefeito?”, indagou para afirmar em seguida que Pinheiro não tem culpa de ter um filho deputado e um pai prefeito. Segundo ele, a obra vai beneficiar todos os municípios no entorno da cidade de Pinheiro.
O deputado finalizou dizendo que trouxe a obra de Pinheiro para seu discurso para não deixar nenhuma dúvida quanto a sua transparência, legalidade e importância para a região mais pobre do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário