terça-feira, 29 de abril de 2014

COMUNIDADES QUILOMBOLAS INTERDITAM MA 106 EM PROXIMO A PALMEIRANDIA E REIVIDICAM DEMARCAÇÃO DE TERRA PELO INCRA

As comunidades quilombolas de cruzeiro e triangulo, do município de Palmeirandia interditam desde ontem 28/04 a MA 106 que liga Pinheiro a Viana. Eles reivindicam a desapropriação de 735 hectares de terra que segundo eles irá beneficiar cerca de 184 famílias já cadastradas nas comunidades. 
Eles reivindicam o RTIDR Relatório técnico de Identificação e Delimitação do Território, que será feito em 29 comunidades já contratados pelo INCRA em 16 municípios do Maranhão, onde o trabalho só teria sido iniciado em quatro deles.
O Sr João de Deus Ferreira é um dos trabalhadores que esperam pela desapropriação do INCRA, e diz que o processo se arrasta há muito tempo e que o órgão encarregado pelo processo não dar nenhuma informação aos trabalhadores das comunidades.
Pessoas que usam a estrada e desejam chegar em casa e encontram a estrada interditada reclamam do protesto. É o caso do Sr. João Batista de 76 anos morador da cidade de Bacurituba, que vinha de São Luis e que ficou revoltado no meio da estrada.
A pesar dos protestos de muitos, quem participa da luta pela terra defende o direito dos trabalhadores, é o caso da senhora Maria José, uma das lideres do movimento, que diz que a os trabalhadores e as trabalhadoras só querem trabalhar no seu pedaço de terra e é isso que eles estão reivindicando.
A policia militar presente no local garante a ordem, a integridade dos que participam do protesto e a passagem das ambulâncias. Disse o tenente Claudio comandante do policiamento presente no protesto.
O líder do movimento Catarino dos Santos Costa que também é um dos articuladores do movimento quilombola do Maranhão, que soube que estriam chegando dois funcionários, informou ao blog, que a presença dos dois, não resolverá o problema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário