sexta-feira, 11 de abril de 2014

Associativismo é fortalecido em Bequimão com apoio da Prefeitura e do Governo do Maranhão

Das 8 mil associações existentes no Maranhão, segundo dados do IBGE, a maioria está em situação irregular. Esse quadro se repete em Bequimão, dificultando a participação dessas entidades em programas dos governos federal e estadual. Para ajudar os associados a ficarem adimplentes, foi realizado no município, nesta sexta-feira (04), o Seminário de Capacitação e Regularização do Associativismo no Maranhão (SECRAMA), organizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Articulação Institucional (SEAI), e Prefeitura Municipal de Bequimão, intermediada pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Projetos Especiais.
Na abertura do evento, que aconteceu na Colônia de Pescadores, no bairro Estiva, o prefeito de Bequimão, Antônio José Martins (PMDB), contou a dificuldade que passam as associações na hora de cumprir a burocracia exigida em alguns programas. “As comunidades deixam de apresentar não por maldade, mas por não terem certos documentos. Faltava a parceria que agora estamos fazendo, porque sabemos a importância que as associações têm”, afirmou o prefeito.
A representante da SEAI, Cliciele Aguiar, explicou que a secretaria, por ser extraordinária, não possui orçamento próprio, mas está promovendo as capacitações como forma de ajudar na regularização fiscal, social e jurídicas das associações. “Estamos à disposição para acompanhar e prestar assistência, dando condições para que vocês possam buscar recursos e desenvolver suas comunidades”, garantiu Cliciele, ao explicar que até para o programa Minha Casa, Minha Vida há necessidade de as associações estarem regularizadas.
Para o secretário municipal de Articulação Institucional e Projetos Especiais, Sidney Bouéres, a auditório cheio de representantes das associações foi uma demonstração de que eles entenderam a importância da capacitação. “O nome disso que estamos vivendo hoje é políticas públicas, que em outros momentos não conhecíamos em nosso município”, destacou o secretário. Ele agradeceu ao governo do Estado por ter escolhido Bequimão para sediar um evento regional.
Da mesa de abertura, participaram, ainda, o vice-prefeito Pedro Acará, o presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Bequimão, Aguinaldo Macêdo, e o vice-presidente da Colônia de Pescadores, Pascoal Almeida. O ex-secretário de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, também esteve no seminário.
Palestras
Ao longo do dia, foram ministradas sete palestras, abordando diversos temas de grande relevância para o desenvolvimento do associativismo. O assessor da Secretaria Estadual de Agricultura do Maranhão (SAGRIMA), Osvaldo Albuquerque, falou sobre “Gestão para empreendimentos rurais em associações comunitárias”. Ele lembrou que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o que, na opinião do assessor, caracteriza a importância dos pequenos produtores em todo o mundo. Esse é o maior público das associações.
Já a equipe da Cemar explicou o que é a Tarifa Social Baixa Renda. O gerente de Relacionamento da companhia, Cosme José Bráulio Cezário, e o consultor de Atendimento ao Poder Público da Regional de Pinheiro, Jovenilson Monteiro, disseram que o critério deixou de ser o consumo, por não representar que os proprietários teriam baixa renda, já que havia situações de mansões de veraneio com uso de energia baixo na maior parte do ano.
Para indígenas e quilombolas, por exemplo, quem tem consumo < 50 kwh tem 100% da tarifa reduzida. Há também tarifa especial para quem faz irrigação agrícola ou usa essa água para a aquicultura. No período das 21h às 6h, o desconto chega a 73%.
O gestor regional de Pinheiro da Agência de Pesquisa Agropecuária (Agerp), Marcelo Henrique Martins, expôs as ações do órgão em Bequimão. Ele disse que, somente nos três primeiros meses deste ano, já foram destinadas 4 toneladas de sementes de arroz e 5 toneladas de sementes de milho aos produtores do município. Marcelo adiantou, ainda, o trabalho que será feito por meio do convênio com a Prefeitura para o projeto Jovens Agricultores. Alunos das escolas do povoado Benfica e do bairro Estiva, que são filhos de agricultores, serão beneficiados por essa ação.
Houve ainda as palestras “Microcrédito produtivo orientado”, ministrada pelo secretário adjunto de Elaboração de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Paulo Roberto Moreira Lopes; “Linhas de crédito voltadas às associações”, proferida pelo gerente de Negócios Pronaf do Banco do Nordeste, na agência de Pinheiro; e o secretário de Meio Ambiente, Edmilson Pinheiro, falou sobre as ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).



Nenhum comentário:

Postar um comentário