terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto do IFMA em Bequimão começa a ser executado. Prefeito Zé Martins participa do lançamento em São Luís

O prefeito Zé Martins está consolidando a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), para o desenvolvimento de projetos em Bequimão. Ontem (10), o prefeito esteve no Campus Maracanã, a antiga Escola Agrotécnica de São Luís, onde participou do lançamento do projeto “Horta Escolar como Sala de Aula”, que foi aprovado pela Capes, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Diversidade. Somente os municípios de Bequimão e Itapecuru-Mirim foram contemplados com o projeto.
A cerimônia que marcou o início do projeto contou com a participação do reitor do IFMA, Roberto Brandão; da pró-reitora de Ensino, Ximena Bandeira Maia; da diretora geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro; do prefeito de Bequimão, Antônio José Martins; e do prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, além de gestores municipais, representantes das escolas atendidas e autoridades da Secretaria Estadual de Educação.
O professor Elias Rodrigues de Oliveira, responsável pela elaboração do projeto, explicou como serão executadas as atividades, ressaltando que os bolsitas (alunos da Licenciatura em Educação do Campo) trabalharão em sintonia com os professores das escolas, criando experiências para demonstrar, na prática, a importância de cada conteúdo.
“Na horta, os alunos podem aprender matemática, calculando a área dos canteiros, ou mesmo história, descobrindo a origem de cada espécie cultivada”, enumerou o professor, entre outras possibilidades. Os alunos do 5º ao 9º ano acompanharão todas as fases da produção nas hortas, desde a preparação do terreno até a colheita. Além de servir para as aulas, a produção das hortas escolares deverá ser utilizada na merenda escolar, melhorando ou desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis entre os alunos.
o projeto funcionará na Unidade Escolar Domingos Bouéres e a Unidade Escolar Aniceto Cantanhede, em Bequimão, e na Escola Municipal Proteção de Maria e Escola Municipal Elvira Pires, em Itapecuru-Mirim.
O prefeito de Bequimão, Zé Martins, destacou a importância desse projeto para o município, que tem 70% da população constituída por negros. “Sabemos que a educação tem papel fundamental na luta pela melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, frisou o prefeito. O prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, reconheceu as dificuldades no sistema educacional do município, mas acredita que a presença do IFMA elevará os indicadores de educação. “Com os relatórios, daqui a alguns anos, queremos mostrar o quanto melhoraram essas escolas”, garantiu.
IFMA nas comunidades
Para a diretora geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, é uma chance para que as comunidade se desenvolvam, ao mesmo tempo em que os alunos da instituição se preparam mais para a docência. “Nossos alunos vão vivenciar na prática da profissão que escolheram, que é de serem professores”, afirmou.
A pró-reitora de Ensino, Ximena Bandeira Maia, disse que as ações de valorização do magistério indígena, quilombola ou de outras ações afirmativas estão crescendo no IFMA. Em sua opinião, o Campus Maracanã tem papel importante nesse avanço. “Aqui, encontramos solo fértil para essas políticas. Jogamos a semente e tem brotado com muita força”, enfatizou, ressaltando, ainda, que o projeto do PIBID – Diversidade foi aprovado pela Capes sem ressalvas.
Segundo o reitor do IFMA, Roberto Brandão, foram aprovados 13 projetos do PIBID em nove campi maranhenses e apenas uma proposta foi apresentada ao PIBID-Diversidade, a do Campus Maracanã. “Estamos enfrentando com gratidão e comprometimento a missão de galgar esses espaços. A população do nosso estado merece receber a oportunidade de melhorar de vida”, finalizou Brandão.
Estavam presentes no evento o secretário Municipal de Educação de Bequimão, Aristides Amorim; a secretária de Educação de Itapecuru-Mirim, Elisângela Marinho; o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Almeida Filho; a chefe do Departamento de Projetos Especiais, Alice Cadete; o coordenador institucional do PIBID, Fábio Sales; o coordenador institucional do PIBID – Diversidade, Inaldo Lisboa; a superintendente de Recursos Humanos da Seduc, Rosileia da Silva Saraiva; A supervisora de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos da Seduc, Silvia Amélia da Silva e os diretores de escola Rolsiane Cristina Ferreira Abreu, Rubia Gardenne Nascimento, Rosa Maria Gomes e Jeferson Plácido dos Santos e Jainara Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário