quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sebrae lança em Barreirinhas programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER)


A iniciativa batizada de Lider – Lençóis Maranhenses, é uma iniciativa do Sebrae Maranhão e reunirá líderes de 10 municípios da região.

Líderes de 10 municípios da região dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba, participaram na manhã desta terça-feira (06) do lançamento do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) – Lençóis Maranhenses. O objetivo da iniciativa é formular um plano estratégico voltado para promover o desenvolvimento sustentável da região.
O lançamento contou com a presença de inúmeras autoridades estaduais e municipais, empresários e lideranças de toda a região, além da participação dos prefeitos Alberico Filho e Cristino Gonçalves, das cidades de Barreirinhas e Araioses, respectivamente.
“O que depender do prefeito Alberico Filho e das lideranças da nossa região, será feito. Estaremos empenhado no que for necessário para que o programa Lider seja um sucesso nos lençóis maranhenses”, garantiu Alberico.
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Edilson Baldez, deseja boas vindas e boa sorte a todos os participantes do programa Lider.
Também participaram do lançamento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Edilson Baldez das Neves, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a gerente estadual de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa e o gerente regional da unidade Lençóis Munim, responsável por atender a região, José Noleto.
“Hoje demos um passo a mais para o um futuro promissor tendo como principal característica a integração das pessoas que desejam o desenvolvimento ainda maior dessa região”, enfatizou Baldez.
O Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, destacou a importância da formação de novas lideranças para o fortalecimento da governança, seja ela empresarial ou pública, nas diversas regiões do estado.
“Iniciamos aqui o que entendemos que será um marco de cooperação e intensificação da parceria e relacionamento do Sebrae com os municípios integrantes desse território. O passado nos referencia, norteia o nosso presente para podermos, juntos, buscar soluções e estratégias possivelmente realizáveis para estabelecer um futuro de progresso, um futuro de oportunidades, onde poderemos ver a prosperidade da nossa região nas mais diversas áreas”, projetou Martins.
Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, fala durante a abertura do evento em Barreirinhas.
Os futuros líderes receberam uma importante motivação vinda do estado de Minas Gerais, com as palestrantes Marisa Lemos e Lécia Neves, participantes que integraram o programa no sudoeste mineiro, que desencadeou posteriormente a iniciativa Conexão Sudoeste, que trabalha para promover o desenvolvimento naquela região.
“O desenvolvimento é fruto de muito trabalho e precisa da participação das pessoas interessadas, foi isso que aprendemos com o Lider e tem sido isso que trabalhamos no nosso dia a dia dentro do Conexão Sudoeste e nós não iremos parar. Esperamos saber em breve que a iniciativa iniciada hoje aqui em Barreirinhas seja sucesso, num futuro breve”, destacou Marisa Lemos.
O PROGRAMA
O Programa Lider é uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
No Maranhão – O Programa Líder foi implantado no Maranhão em outubro de 2017, quando foi lançado em Cururupu o primeiro grupo de lideranças, que tem como território de atuação o Litoral Ocidental Maranhense, envolvendo agentes públicos e privados de 11 municípios da região: Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão.
Esta é a segunda turma no estado e o objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da região dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, por meio da elaboração coletiva e execução de um plano estratégico de desenvolvimento para a região.
O território que abrange os municípios dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba – Barreirinhas, Rosário, Paulino Neves, Tutóia, Araioses, Icatu, Morros, Primeira Cruz, Água Doce do Maranhão e Santo Amaro –  possui carências de ordem social e econômica, apresentando, por outro lado, grande potencial de crescimento em diversos ramos de atividades empresariais, com destaque para o segmento do turismo, que influencia também o setor de comércio, prestação de serviço e artesanato, destaque também para as atividades extrativistas que exercem papel importante na dinâmica econômica da região.
“Foi gratificante ver que as lideranças do território entenderam a essência do programa e atenderam ao nosso chamado para este lançamento que superou nossas expectativas. Os líderes mostraram-se engajados e comprometidos com desenvolvimento da região e nós temos certeza de que a cada novo encontro essa determinação só irá aumentar”, o gerente regional da unidade Lençóis Munim, José Noleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário