sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bequimão prepara árbitros para Copa Quilombola

Como fase preparatória da “Copa Quilombola Troféu Negro Cosme”, foi promovido, entre os dias 03 e 05 de julho, um curso de árbitros para moradores das comunidades quilombolas de Bequimão. As lições de arbitragem profissional foram repassadas pelo presidente da Associação de Árbitros do Maranhão, Josivan Ribeiro Pereira.
O curso é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Esportes, a Secretaria Estadual de Igualdade Racial e a Prefeitura Municipal de Bequimão. Nessa primeira fase, estão sendo preparadas as pessoas que vão atuar como juízes e bandeirinhas na Copa. Primeiro, eles tiveram aulas teóricas, mas depois praticaram no campo.
A competição terá início em agosto e se estenderá até novembro. De Bequimão, também sairão equipes para enfrentar os times de Alcântara, Cajapió, Bacurituba, Codó, Santa Rita, Itapecuru, Anajatuba, Mirinzal, Serrano, Pedro do Rosário e Icatu.
No total, serão 170 times, de 278 diferentes comunidades quilombolas desses 12 municípios. O prefeito Zé Martins, a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, e o secretário de Esporte e Juventude, Kell Pereira, estão dando total apoio a essa iniciativa.
No município de Bequimão já são 11 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares: Santa Rita, Rio Grande, Arquipá, Ramal do Quindíua, Pericumã, Marajá, Conceição, Mafra, Sibéria e Juraraitá e Sassuí.

As atividades foram acompanhadas pelo gestor de Assuntos de Quilombo, Eduardo Filho, e pela assessora de Assuntos Estratégicos da SEIR, Iracema Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário