segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura de Pres. Sarney realizou a 1ª Conferência da Cultura no Município

Aconteceu durante todo o dia de ontem sexta - feira (09) no município de Presidente Sarney, a 1ª Conferência Municipal de Cultura que é etapa integrante da 3ª Conferência Nacional com o tema “Uma política de Estado para Cultura : Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Momento muito importante para o município, através de vários segmentos representados foi formulado políticas especificas para a cultura de Pres. Sarney, reafirmando a importância da integração do poder público e da sociedade civil, como formar de planejar questões culturais.

O evento aconteceu no Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima, fizeram parte da composição da mesa o Prefeito do Município, Edison Bispo Chagas, o Presidente da Câmara de Vereadores Wallace James, o Sec. de Cultura do Município, Arnaldo do Amorim, o Sec. de Esporte Jalson Camelo, Valdemir Macário, representando a Colônia dos Pescadores, Iranil representando a Sec. de Educação, Maciel Junior representando a Sociedade Civil e Adson Cadete, representante da Sec. de Cultura do estado.

Em um breve discurso o Secretário de Cultura, Arnaldo Amorim, ressaltou que a Conferência é uma das instâncias de consulta, participação e controle social da política cultural do município, onde membros da sociedade podem discutir sobre as ações da secretaria que devem ser realizadas no município. 
O prefeito Edison Chagas participou da abertura da conferência, segundo ele, o encontro é uma grande oportunidade de traçar metas e estratégias a serem aplicadas para o crescimento e valorização da cultura de Pres. Sarney. “Tratamos de diversos assuntos ligados a essa área, onde surgirão sugestões e debates culturais que irão engrandecer e ampliar as atividades e ações culturais em nosso município” reforçou o prefeito.
O Conselheiro Estadual da Cultura do Estado do Maranhão membro da Comissão Organizadora da III Conferência Estadual da Cultura, José Maria marques, abordou na palestra Magna, o tema “Implementação do Sistema Nacional da Cultura: os desafios do SNC na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura Brasileira.

As discussões foram divididas em (04) grupos.
1º Grupo – Implementação do Sistema Nacional de Cultura
2º Grupo – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
3º Grupo – Cidadania e Direitos Culturais
4º Grupo – Cultura como Desenvolvimento Sustentável

Logo após a aprovação das propostas pela plenária, aconteceu a eleição dos delegados, onde 25 foram eleitos para representar o município, na conferência Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário