quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Governo Itinerante: Roseana entrega mais um hospital de 20 leitos Matinha

A governadora Roseana Sarney levou o Governo Itinerante à região da Baixada Maranhense e, na manhã desta terça-feira (13), esteve no município de Matinha. Na cidade, ela inaugurou um Hospital de 20 leitos, batizado com o nome de Dr. Afonso Matos, o 19º do tipo entregue dentro do Programa Saúde é Vida. O Governo do Estado já inaugurou sete hospitais de 50 leitos e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Maranhão.
A unidade de saúde foi construída logo na entrada da cidade e é dotada de Serviço de Pronto Atendimento (SPA), sala de parto, de Raios-X, pediatria e oferecerá, entre outros serviços, exames laboratoriais e clínica médica. A governadora descerrou a placa inaugural ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e do prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, além de diversas outras autoridades, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados e secretários de Estado.
“Este hospital é mais uma obra dentro do grande e ousado projeto de saúde que o Governo do Estado está implantando, com mais de 80 hospitais em todo o Maranhão”, disse a governadora que, na cerimônia, foi saudada pela Banda Marcial do Município, pelo Boi Flor de Matinha e recebeu flores das mãos da menina Camile Moreira.
Roseana Sarney também fez uma prestação de contas à comunidade, garantindo transparência ao processo de construção da unidade. De acordo com os dados apresentados, foi investido um total de R$ 4.080.557,02, sendo 2.839.557,02 em obras civis e R$ 1.241.000,00 em equipamentos.
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, afirmou que o Hospital de Matinha representa a construção de uma rede de saúde que resolverá o problema da Baixada Maranhense. “Quando o Brasil estava acordando para o fato de que a saúde precisava de uma atenção especial, nós já havíamos estourado na frente com este projeto que, entre outros benefícios, já inaugurou mais de 200 leitos de UTI. Agora, a governadora quer que façamos uma reciclagem no que diz respeito ao acolhimento dos pacientes nessas unidades de saúde, o que é de suma importância para a população. Isto porque a governadora se preocupa com o seu povo e quer fazer o melhor para ele”, disse Ricardo Murad.

O prefeito Marcos Robert Silva Costa destacou a garra da governadora na realização do programa Saúde é Vida. “Diante de tantas dificuldades que o Brasil enfrenta, conseguirmos realizar um projeto desse porte significa que temos coragem e muita sensibilidade. E é justamente isso que a governadora Roseana Sarney tem”, enfatizou.
Mais ações – Em Matinha, o Governo Itinerante também disponibilizou diversos serviços nas áreas de saúde, agricultura e cidadania. Na cidade, a governadora entregou Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) a pequenos agricultores.
Na área da saúde, o município recebeu serviços como consultas em clínica médica e pediátrica; preventivo de câncer ginecológico – Colpocitologia Oncótica; e atendimento de Laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA.

O caminhão do Viva Cidadão também levou ações de cidadania a Matinha. No local, a população teve acesso a documentos como Carteira de Identidade, CPF e título de eleitor. Entre as beneficiadas, estavam a estudante Luciana Costa e a pescadora Dinalva Belfort Mendes, que aproveitou para tirar a 2ª via do RG e os documentos da sua única filha. “Estou achando ótimo ter esses serviços aqui. Está sendo bem rápido e tranquilo. E o bom é que tudo pode ser tirado logo e num lugar só”, declarou Dinalva Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário